Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Matemática – Geometria em Movimento
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Matemática – Geometria em Movimento’. Rodrigo Terra. Publicado em: 27/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-educacao-fisica-matematica-geometria-em-movimento.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar a geometria através do movimento e da expressão artística, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão de conceitos geométricos, a expressão artística e a prática de atividades físicas entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Fitas adesivas coloridas
  • Equipamentos esportivos simples (bolas, cones, cordas)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de geometria em movimento e a importância de integrar Arte, Educação Física e Matemática.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre formas geométricas e como elas podem ser representadas através do movimento e da arte.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe formas geométricas para explorar, desenhando um esboço inicial de como irão representar essas formas em movimento e arte. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Matemática – Explorando Formas Geométricas
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Matemática pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os conceitos matemáticos relacionados às formas geométricas, como círculo, quadrado, triângulo, etc. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar exemplos e aplicações.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas para identificar e desenhar formas geométricas utilizando materiais recicláveis e fitas adesivas coloridas no chão da quadra ou em grandes folhas de papel.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da geometria na vida cotidiana e nas artes.
Aula 3: Educação Física – Movimentando Formas Geométricas
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades matemáticas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a atividade física pode ser usada para representar formas geométricas através do movimento. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de atividades físicas baseadas em formas geométricas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão coreografias e jogos que incorporem formas geométricas, utilizando o espaço aberto ou a quadra da escola. Podem usar fitas adesivas para criar formas no chão e realizar atividades físicas em torno dessas formas.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da atividade física e do movimento na compreensão de conceitos matemáticos.
Aula 4: Arte – Representando Formas Geométricas
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades físicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar formas geométricas. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte inspirada em geometria.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão obras de arte baseadas nas formas geométricas exploradas, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar desenhos, pinturas ou esculturas que representem essas formas.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da matemática.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades físicas e artísticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das formas geométricas em movimento e arte para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Educação Física e Matemática na compreensão e valorização da geometria.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos artísticos, físicos e matemáticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de geometria, arte e atividades físicas disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a compreensão da geometria, a expressão artística e a prática de atividades físicas para a saúde e bem-estar.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário