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O que você vai ver neste post:

 

Programando a sua Tabuada Surpresa

A ideia é bem simples, o que faremos é pedir para que o Micro:bit escolha dois números aleatórios (dentro de um intervalo que queremos trabalhar) e apresente este número aos alunos para que eles respondam o resultado da tabuada.

Aqui, o professor poderá escolher quais tabuadas pretende trabalhar.

Para começar, vamos acessar a página do MakeCode, do Micro:bit. Para acessar a página, clique aqui.

 


Conheça mais sobre o Micro:Bit, leia: “Primeiros passos com o Micro:Bit


 

Vamos iniciar um projeto novo e construir a seguinte lógica:

  1. Chacoalhar a placa para iniciar o jogo – Bloco “em agitar”;
  2. Aguardar um momento para dar tempo de leitura – Bloco “pausa (ms) 500” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul) – Este tempo pode ser modificado pelo professor 500 ms = 0,5 segundo;
  3. Escolher e mostrar o primeiro número (aleatório dentro de um intervalo) – Bloco “Mostrar número” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul) + Bloco “escolher aleatório 0 até 9” – Conjunto de blocos “Matemática” (Roxo);
  4. Aguardar um momento para dar tempo de leitura – Bloco “pausa (ms) 1000” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul) – Este tempo pode ser modificado pelo professor 1000 ms = 1,0 segundo;
  5. Mostrar o sinal de multiplicação “X” – Bloco “mostrar leds” – escolher o formato “X” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul);
  6. Aguardar um momento para dar tempo de leitura – Bloco “pausa (ms) 500” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul) – Este tempo pode ser modificado pelo professor 500 ms = 0,5 segundo;
  7. Escolher e mostrar o segundo número (aleatório dentro de um intervalo) – Bloco “Mostrar número” + Bloco “escolher aleatório 0 até 9” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul);
  8. Aguardar um momento para dar tempo de leitura – Bloco “pausa (ms) 1000” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul) – Este tempo pode ser modificado pelo professor 1000 ms = 1,0 segundo;
  9. Mostrar o sinal de igual “=” – Bloco “mostrar leds” – escolher o formato “=” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul);
  10. Aguardar um momento para dar tempo de leitura – Bloco “pausa (ms) 1000” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul) – Este tempo pode ser modificado pelo professor 1000 ms = 1,0 segundo;
  11. Limpar a tela – Bloco “limpar tela” – Conjunto de blocos “Básico” (Azul).

 

Com isso, nossa programação ficará assim:

Percebam que no final da programação existe um bloco Azul escuro escrito “call Contador”.

Com o intuito de fornecer um tempo de resposta igual para todos os alunos, fiz um contador.

Para não confundir com os números que já apareceram, fiz um contador com as luzes do LED apagando de forma sequencial.

 

Vamos fazer assim:

No menu, vamos clicar em “Avançado”

Com isso, um menu extra será aberto, e a primeira opção é “Funções”.

Clicando em “Funções”, vamos ver um próximo menu.

Agora, é só clicar no botão “Fazer uma função…” e uma janela será aberta.

Dê um nome para a sua função, e sempre que chamar por este nome, sua função será executada. Neste projeto não irei abordar os “parâmetros da função”, portanto é só clicar no botão “Done”.

Eu criei uma função chamada “Contador”.

E vou colocando o passo a passo para que ele execute uma contagem de tempo retrógrada com os LEDs.

  • Menu Básico – Mostrar leds

 

  • Menu Básico – Mostrar leds

 

  • Menu Básico – pausa (ms) 1000

Vamos repetir o bloco “mostrar leds” e “pausa (ms) 1000” mais 5 vezes, porém para cada repetição iremos retirar uma linha de LEDs acesos. Seguindo a sequência abaixo.

  • 1ª repetição

  • 2ª repetição
  • 3ª repetição

  • 4ª repetição

  • 5ª repetição

 

Simulando com o MakeCode

Interaja com a simulação abaixo e veja o resultado do nosso código finalizado.

 

 

Jogando com o Micro:bit

A minha sugestão é que se formem duplas ou trios de alunos. Combine com eles o tempo para que possam responder ao desafio, bem como os pontos que ganham caso acertem as respostas.

Você poderá colocar na lousa o nome de cada equipe e montar um campeonato com Oitavas de final (16 equipes), Quartas de final (8 equipes), Semi final (4 equipes) e Final (2 equipes).

Os próprios alunos poderão ajudar na arbitragem, enquanto não estão jogando.

Todos devem assistir, mas não podem assoprar!

Caso você não tenha a placa Micro:bit, utilize apenas o simulador, irá funcionar da mesma maneira!

 


Clique aqui para baixar aqui o seu template do Campeonato da Tabuada Gamificada


 

veja o projeto em funcionamento:

 

BNCC

As habilidades trabalhadas, serão:

EF02MA05 – “Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

EF03MA03Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

 

Possíveis adaptações

Todos os pontos apresentados aqui nesta atividade podem ser alterados, depende unicamente do professor adaptar ao contexto em que suas aulas acontecerão.

Nos passos 3 e 7 da nossa programação, os números podem contemplar outros valores que o professor já trabalhou, não necessariamente de “0” até “9′.

No passo 5 da nossa programação, o sinal poderá ser de “+”, “-” ou até mesmo “/”, o que também deve estar de acordo com qual operação você está trabalhando.

 

Créditos pela imagens

Imagem do template de campeonato: freepik

Imagem de destaque: freepik


Como referenciar este post: Tabuada gamificada com Micro:Bit. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 10/8/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/tabuada-gamificada-com-microbit/).


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