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Como referenciar este texto: Sociologia – Crítica ao Pensamento Liberal (Cartismo, Ludismo, Socialismo, Anarquismo) (Plano de aula – Ensino médio) . Rodrigo Terra. Publicado em: 14/08/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/sociologia-critica-ao-pensamento-liberal-cartismo-ludismo-socialismo-anarquismo-plano-de-aula-ensino-medio/ .


Conteúdos dessa postagem

Objetivos de Aprendizagem

  1. Compreender as principais críticas ao pensamento liberal no século XIX.
  2. Analisar as correntes críticas ao liberalismo, como o Cartismo, Ludismo, Socialismo e Anarquismo.
  3. Refletir sobre o impacto dessas críticas na formação das sociedades modernas e contemporâneas.

Materiais Utilizados

  • Quadro branco e marcadores
  • Projetor e computador com acesso à internet
  • Slides de apresentação
  • Textos de apoio sobre Cartismo, Ludismo, Socialismo e Anarquismo
  • Vídeo explicativo sobre as críticas ao liberalismo (disponível no YouTube)
  • Folhas de papel e canetas para atividades em grupo

Metodologia Utilizada e Justificativa

A metodologia ativa será utilizada para envolver os alunos em discussões e atividades práticas que facilitem a compreensão dos conceitos apresentados. A aula será iniciada com uma introdução teórica, seguida por um vídeo, e culminará em uma atividade prática de análise e discussão de exemplos do cotidiano. Essa abordagem promove um aprendizado participativo e contextualizado, fundamental para a compreensão profunda dos temas.

Desenvolvimento da Aula

Preparo da Aula

  • Preparar os slides de apresentação com os principais pontos sobre as críticas ao pensamento liberal.
  • Selecionar um vídeo explicativo curto (5-7 minutos) sobre as críticas ao liberalismo.
  • Imprimir textos de apoio sobre Cartismo, Ludismo, Socialismo e Anarquismo para distribuição aos alunos.
  • Organizar os materiais necessários (quadro branco, marcadores, computador, projetor).

Introdução da Aula (10 min)

  1. Abertura e Apresentação do Tema (5 min):
    • Perguntar aos alunos o que eles sabem sobre as críticas ao liberalismo e quais movimentos eles conhecem.
    • Anotar as respostas no quadro branco para referência durante a aula.
  2. Vídeo Explicativo (5 min):
    • Exibir um vídeo curto que apresenta as principais críticas ao liberalismo, destacando os movimentos do Cartismo, Ludismo, Socialismo e Anarquismo.

Atividade Principal (30-35 min)

  1. Apresentação Teórica (10 min):
    • Utilizar os slides para explicar as principais características e críticas de cada movimento:
      • Cartismo: Movimento operário inglês que lutava por direitos políticos e trabalhistas, como o sufrágio universal masculino.
      • Ludismo: Movimento dos trabalhadores que se opunham à mecanização do trabalho, realizando a destruição de máquinas.
      • Socialismo: Ideologia que busca a igualdade social e a propriedade coletiva dos meios de produção.
      • Anarquismo: Filosofia política que advoga pela abolição do Estado e das hierarquias, promovendo a autogestão e a liberdade individual.
  2. Análise de Exemplos do Cotidiano e Discussão em Grupo (20-25 min):
    • Dividir os alunos em pequenos grupos e distribuir diferentes exemplos de impactos desses movimentos no cotidiano contemporâneo (por exemplo, direitos trabalhistas, protestos contra a automação, políticas de bem-estar social, comunidades autônomas).
    • Cada grupo deve discutir como esses movimentos e suas críticas ao liberalismo se refletem nesses exemplos e analisar suas implicações sociais, políticas e econômicas.
    • Pedir a cada grupo que apresente suas análises e discussões para a turma.

Fechamento (5-10 min)

  1. Discussão e Reflexão Final (5 min):
    • Conduzir uma discussão aberta sobre as apresentações dos grupos, ressaltando os principais pontos discutidos.
    • Refletir sobre a importância dessas críticas para a construção das sociedades modernas e contemporâneas.
  2. Resumo da Aula (5 min):
    • Recapitular os principais pontos abordados na aula.
    • Encorajar os alunos a pensar criticamente sobre como as críticas ao liberalismo influenciam suas vidas e a sociedade em que vivem.

Avaliação / Feedback

  • Avaliação formativa durante as discussões em grupo e a apresentação das análises.
  • Feedback contínuo durante a aula para garantir que os alunos estão compreendendo os conceitos e aplicando-os corretamente.
  • Encorajar os alunos a expressarem suas opiniões e reflexões sobre o tema e a prática realizada.

Observações

  • Adaptar os exemplos do cotidiano conforme a realidade dos alunos para aumentar a relevância e o engajamento.
  • Utilizar recursos audiovisuais para tornar a aula mais dinâmica e interessante.
  • Verificar a conexão à internet e o funcionamento do projetor antes da aula para evitar contratempos.

Resumo para os Alunos

Na aula de hoje, aprendemos sobre as principais críticas ao pensamento liberal no século XIX, focando no Cartismo, Ludismo, Socialismo e Anarquismo. Discutimos como cada movimento apresentou suas críticas ao liberalismo e lutou por mudanças sociais, políticas e econômicas. Analisamos exemplos do cotidiano para entender as implicações dessas críticas e refletimos sobre a importância desses movimentos para a construção das sociedades modernas e contemporâneas. É essencial reconhecer como essas críticas influenciam nossas vidas e nos ajudam a pensar criticamente sobre a sociedade em que vivemos.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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