O que você vai ver neste post:
Sobre a importância na quebra da rotina
É sabido que a atuação em salas de aula demanda grande esforço, não somente dos professores, mas de todos os profissionais envolvidos com ela.
Gostaria de propor uma reflexão sobre o que está acontecendo fora da sua vida profissional, porém, de maneira alguma estou querendo impor o que você deve ou não fazer em suas horas vagas.
Tais questões são importantes para conseguirmos “desanuviar”, tal atitude não deve ser encarada como “perda de tempo”. Vamos pensar em uma analogia para ilustrar essa ideia. Pense no funcionamento dos celulares, você pode executar um programa que esteja sendo apresentado diretamente em sua tela, mas também outro que esteja rodando em segundo plano, ou seja, sendo executado sem estar visualmente aparente. Focar nossa atenção em outras atividades faz com o nosso cérebro funcione de forma muito próxima a essa analogia.
É comum sentir que nosso tempo é escasso, concordamos nesse ponto, porém o que fazer com esse período e como aproveitar de forma significativa para melhorar suas ideias para a sala de aula é o que realmente importa. Aproveite seu tempo livre para fazer atividades diferentes do que faz normalmente, inclusive, se desafie a fazer novas atividades, force sua mente a pensar de novas formas. Nesse momento, você estará colocando seu cérebro para funcionar em um nível acima do normal, afinal, sabemos que nossas conexões neurais são formadas por aprendizagem e fortalecidas pelas repetições. Ao se dedicar para novas atividades vocês está formando novas conexões neurais, e com isso criando mais conhecimento. Essa ideia irá nos auxiliar para percebermos onde nossos conteúdos se aplicam na vida cotidiana.
Imagine-se em um parque aberto com muitas árvores. Ao tocar seus pés descalços no chão e as mãos em um tronco de árvore, você poderá ter a sensação de que ambos estão a diferentes temperaturas, pronto, já conseguimos um exemplo excelente para usarmos em nossas aulas de Termologia. Nesse mesmo parque você conseguirá sentir o vento em seu rosto e aproveitar o momento, caso seja permitido, para empinar pipa. A quantidade de conceitos científicos envolvidos em uma brincadeira é muito grande. Forças em equilíbrio, tensão, resistência do ar, peso da pipa. Estruturas específicas que são essenciais para que a pipa se mantenha no ar. Muitos conceitos da Mecânica podem ser abordados aqui.
Que tal dar um pulo até o lago? Você verá animais, como peixes indo até a superfície e afundando novamente, já é possível pensar em conceitos de densidade, e até mesmo de óptica, refração, ao notarmos que os peixes aparentam estar em um local diferente de onde realmente estão.
Um amigo e também professor de Física estava em um momento de lazer, passeando com sua família em um museu de Ciências de Santo André / SP. Ao final do passeio se deparou com um aquário onde podem ser vistos pinguins. Não teve dúvidas, pegou seu celular e registrou o momento para suas aulas de óptica. Por sorte, podemos utilizar aqui para demonstrar a ideia.
Foto de um aquário com pinguim em que se pode notar o efeito da refração
Perceba, tudo o que foi abordado até aqui não é uma sugestão para que não pare de trabalhar, pelo contrário, a ideia é que novos hobbies tragam novas possibilidades de integração dentro do que já conhecemos.
Estímulo à análise
Com base no assunto abordado, responda:
- Como você tem aproveitado suas horas fora do trabalho?
- Você consegue se desconectar e investir o tempo livre para um hobby ou lazer?
- Durante seus momentos de lazer, você tem notado exemplos que podem ser aproveitados em sala de aula?
- Dos exemplos pensados, você consegue imaginá-los integrados com assuntos de outros professores?
Como você responderia essas quatro questões? Deixe seus comentários abaixo.
Como referenciar este post: Sobre a importância da pausa no dia a dia. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 11/12/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/sobre-a-importancia-da-pausa-no-dia-a-dia/).