O que você vai ver neste post:
Objetivo
O objetivo deste post é o de desenvolver uma programação simples para ilustrar o funcionamento da placa de prototipagem Makey Makey.
Para este projeto, precisaremos de:
- Computador com acesso à internet;
- Conta registrada para acessar o site do Scratch.
Caso queira conhecer melhor o Makey Makey, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Makey Makey“.
Montagem do fundo de página (Background)
Para montar a parte visual do nosso projeto, precisaremos de:
- Imagem de fundo – Makey Makey.
- Imagem da tecla para cima
- Imagem da tecla para baixo
- Imagem da tecla para a direita
- Imagem da tecla para a esquerda
- Imagem da tecla Espaço
- Imagem do clique do mouse
Programação
A proposta é que ao iniciarmos o projeto e clicarmos:
- ↑, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma seta para cima apareça na tela,
- ↓, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma seta para baixo apareça na tela,
- →, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma seta para a direita apareça na tela,
- ←, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma seta para a esquerda apareça na tela,
- Espaço, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica uma tecla de espaço apareça na tela,
- Clique do mouse, o led correspondente a essa tecla acenda e uma imagem que indica um clique de mouse apareça na tela,
A lógica que será utilizada seguirá o apresentado abaixo:
- INÍCIO
- Se a tecla ↑ for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
- Se a tecla ↓ for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
- Se a tecla → for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
- Se a tecla ← for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
- Se a tecla Espaço for pressionada, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
- Se for detectado o clique do mouse, mudar a fantasia 2 do led correspondente por 0,15 s, voltar para a fantasia 1, além de mostrar e esconder por 0,15 s a imagem correspondente.
- FIM
Simulando no Scratch
Interaja com a simulação abaixo.
Para acessar o projeto diretamente pelo Scratch e ver sua programação, clique aqui.
E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?
Deixe seus comentários, bora compartilhar!
Como referenciar este post: Simulando um Makey Makey com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 17/12/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/simulando-um-makey-makey-com-scratch/).