O que você vai ver neste post:
Objetivo
O objetivo deste post é o de desenvolver uma programação em Scratch que recebe as coordenadas do ponto 1 (X1,Y1) , as coordenadas do ponto 2 (X2,Y2), desenha o segmento de reta limitado por esses dois pontos, bem como, calcula seu ponto médio e o coeficiente angular do segmento de reta.
Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.
Montagem do cenário
Para montar o nosso cenário, precisaremos:
Ir ao canto direito inferior e clicar em “Choose a Backdrop“, clicando no ícone abaixo.
Com isso, você será levado para a tela de escolha de fundos de tela.
Role a tela até o final e você encontrará o fundo de tela chamado “Xy-grid-20px“.
Pronto, agora já definimos nosso fundo de tela.
Pessoalmente, eu acho que a cor dos eixos X e Y são apagadas, por isso passei sobre eles uma linha mais grossa de cor preta.
Programação
A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:
INÍCIO
Posicionar o Gato Scratch em (0,0), ou seja, no centro da tela,
Definir core e espessura da caneta que irá riscar o segmento de reta,
Perguntar e receber respostas sobre as coordenadas relativas ao ponto 1,
Levar o Gato Scratch até o ponto 1,
Perguntar e receber respostas sobre as coordenadas relativas ao ponto 2,
Levar o Gato Scratch até o ponto 2,
Calcular a coordenada do ponto médio (X médio, Y, médio),
O Gato Scratch deve dizer qual é a coordenada do ponto médio,
Levar o Gato Scratch até o ponto médio,
Calcular a distância entre os pontos 1 e 2,
Calcular o coeficiente angular do segmento de reta formado pelos pontos 1 e 2,
O Gato Scratch deve dizer qual é a distância entre os pontos 1 e 2,
O Gato Scratch deve dizer qual é coeficiente angular do segmento de reta formado pelos pontos 1 e 2,
FIM
Nessa programação iremos precisar de algumas equações, como por exemplo:
- Cálculo das coordenadas do ponto médio entre dois pontos dados.
- Distância entre dois pontos dados.
- Coeficiente angular de um segmento de reta definido por dois pontos.
Com isto, nossa programação ficara assim:
Para FACILITAR A VISUALIZAÇÃO, eu separei a programação em partes – que não funcionam separadamente.
Parte I:
Parte II:
A Parte II deve ser encaixada logo no final da Parte I!
Uma vez juntas, todo o novo bloco deve ser colocado dentro de um bloco “When clicked” e “forever“.
Para baixar o código completo do “Geometria Analítica – MakerZine”, clique aqui.
Simulando no Scratch
Interaja com a simulação abaixo.
Dica: Aproveite esta estrutura mínima para implementar novas funcionalidades, como por exemplo, calcular a inclinação da reta (ângulo) à partir do coeficiente angular calculado, ou até mesmo traçar uma segunda reta e determinar suas posições relativas.
E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?
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Como referenciar este post: Scratch e Matemática – Ponto Médio, Distância entre Pontos e Coeficiente Angular. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 29/3/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/scratch-e-matematica-ponto-medio-distancia-entre-pontos-e-coeficiente-angular/).