No momento, você está visualizando Português com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Português com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Como referenciar este texto: Português com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio’. Rodrigo Terra. Publicado em: 14/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/portugues-com-ia-6-prompts-para-desenvolver-suas-atividades-de-ensino-medio/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio enfrenta o desafio de ser relevante e engajador para alunos de 15 a 18 anos, preparando-os não apenas para os exames, mas também para o uso eficaz da língua em suas vidas acadêmicas, profissionais e pessoais. Este texto para blog apresenta seis prompts destinados a inspirar professores a desenvolver atividades criativas e significativas em Língua Portuguesa. Cada sugestão é adaptável a várias metodologias e destaca a importância do feedback dos alunos.

Análise de Mídias Sociais

“Preciso de uma atividade para a matéria de Língua Portuguesa, voltada para alunos de 15 a 16 anos de idade, que utilize a metodologia de Análise Crítica de Mídia. A ideia é que os alunos analisem como a linguagem é utilizada em diferentes plataformas de mídia social, discutindo questões de identidade, poder e influência, e como isso afeta a comunicação e a percepção social.”

Oficina de Escrita Criativa

“Estou procurando uma atividade de Língua Portuguesa para alunos de 16 a 17 anos, que envolva a metodologia de Escrita Criativa. Os estudantes serão incentivados a escrever contos, crônicas ou poemas baseados em temas atuais ou de sua escolha, explorando diferentes estilos e técnicas narrativas para expressar suas visões de mundo e experiências pessoais.”

Debates Sobre Temas Contemporâneos

“Necessito de uma atividade para Língua Portuguesa, adequada para crianças de 17 a 18 anos, que utilize a metodologia de Debate. Organizar debates em sala de aula sobre temas contemporâneos importantes, promovendo o uso de argumentação persuasiva, pesquisa aprofundada e respeito por opiniões divergentes.”

Projeto de Tradução Colaborativa

“Busco uma atividade de Língua Portuguesa para alunos de 15 a 18 anos, focada na metodologia de Trabalho Colaborativo. Os estudantes trabalharão juntos para traduzir contos, poemas ou artigos de jornais de outras línguas para o português, discutindo as nuances da tradução, escolhas lexicais e adaptações culturais necessárias.”

Criação de Podcasts Literários

“Preciso de uma atividade para a matéria de Língua Portuguesa, voltada para alunos de 16 a 17 anos, que explore a metodologia de Produção de Mídia Digital. Encorajar os alunos a criarem podcasts discutindo obras literárias estudadas em sala, incluindo análises, interpretações e conexões com o mundo atual, promovendo habilidades de fala, audição crítica e trabalho em equipe.”

Produção de Vídeos Analíticos

“Estou à procura de uma atividade de Língua Portuguesa para crianças de 17 a 18 anos, que incorpore a metodologia de Análise e Produção de Vídeo. Os alunos criarão vídeos analisando obras literárias, movimentos artísticos ou temas gramaticais, utilizando recursos visuais e tecnológicos para compartilhar suas análises e interpretações.”


Estes prompts são pontos de partida para professores interessados em desenvolver atividades de Língua Portuguesa que sejam contemporâneas, relevantes e desafiadoras. Adaptando e expandindo essas ideias às necessidades e interesses dos estudantes, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado rico e motivador, preparando os alunos para o uso efetivo e crítico da língua portuguesa em diversas situações.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário