O que você vai ver neste post:
- Quais são meus desejos, sonhos e expectativas a curto, médio e longo prazo?
- O que planejo para mim profissionalmente?
- Vamos pensar um pouco sobre essas expectativas
- Estímulo à análise
Quais são meus desejos, sonhos e expectativas a curto, médio e longo prazos?
Nossas expectativas estão relacionadas com uma vontade de melhorar, pode ser nossa vida ou a vida em nosso entorno. Pode parecer difícil de realizar, porém é necessário pensar que cada ação que realizamos influencia diretamente os pessoas com que nos relacionamos. Não podemos desanimar, muitas iniciativas nasceram de boas ideias, inclusive em momentos ruins. Algumas ideias surgem nos momentos mais inusitados, principalmente quando estamos focando nossa atenção em atividades que não tenham relação alguma com o problema que queremos resolver.
Acredito que já tenham passado por uma experiência similar. Por acaso você já travou na resolução de algum exercício mais complexo de Física?
Tentou muitas equações e muitas ideias e nenhuma parecia ajudar. Você deixa o exercício de lado, pensa em resolvê-lo depois e vai fazer outra atividade, uma refeição ou uma dormida rápida, por exemplo. Durante essa atividade você tem a inspiração que faltava para resolver aquele exercício, volta para seus rascunhos, testa sua ideia e pronto, consegue a solução.
Será que existem ferramentas para nos auxiliar nesse processo? A resposta é: Sim, existe. de dois modos, inclusive, com resultados próximos. O primeiro é experimentar atividades novas, como abordado na nossa seção anterior. Já o segundo acontece em um intervalo de tempo maior, que é se planejando. O planejamento irá te auxiliar a dividir seus objetivos em passos menores, fazendo com que seja completado aos poucos e com menor dificuldade.
Imagine que você queira aprender novas metodologias para usar em sala de aula. Tal processo é longo, requer maturação de conteúdo e exige testes, portanto é necessário se programar para executá-lo aos poucos, em passos que sejam possíveis de ser executados sem deixá-lo exausto ou deixá-la exausta.
Aproveite essa sugestão, também para se planejar com relação a outras atividades fora da Educação, como aprender a pintar quadros, a tocar um instrumentos, marcenaria, enfim, quaisquer atividades que lhe causem admiração ou despertem a curiosidade.
O que planejo para mim profissionalmente?
Sabemos que a Educação é um processo que envolve muitas pessoas e que contém muitas variáveis para que seja bem executada. Formação profissional, experiência de vida, local e ambiente em que se trabalha, materiais e ferramentas de que se dispõe, as pessoas e a comunidade do local de trabalho, o grupo de alunos que se tem, entre outras. São todas variáveis que interferem no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste capítulo não é o de apontar responsáveis pelo sucesso ou fracasso da profissão e do aprendizado, mas sim, fazer uma reflexão acerca do papel de uma das principais funções desse meio, o professor e a professora.
Antes de começarmos, utilize alguns segundos do seu tempo para analisar a imagem abaixo:
Museu White Village, Michigan / EUA
Essa imagem é um cenário montado no museu White Village, em Michigan nos EUA, para representar uma sala de aula da região do ano de 1800.
Pense em uma sala de aula de hoje em dia e responda às questões a seguir para reflexão.
Consegue perceber que as poucas mudanças estão relacionadas somente com a disposição de móveis neste espaço? Inovações como plástico nos assentos das cadeiras, monitores e/ou projetores, cadernos e/ou computadores, entre outros detalhes. Quanto à dinâmica das aulas, muitas transformações ocorreram e ainda estão em processo, ao mesmo tempo em que alguns procedimentos se mantêm. Nas salas de aula em geral, a mesa do professor ou professora fica à frente da sala, próximo da lousa e/ou projetor e a exposição de conteúdo ainda é a principal ferramenta de trabalho.
Agora, vamos dar uma atenção para ambas as fotografias abaixo:
1822 – Operating Theatre, Londres
A imagem acima é a foto de uma das salas de cirurgias mais antigas do mundo, localizada no sótão da Igreja de São Tomás, atualmente o local é um museu em Londres. As arquibancadas em volta serviam para acomodar estudantes de medicina, ao centro podemos ver uma mesa utilizada para os procedimentos cirúrgicos. Ao fundo, um pequeno quadro escuro para anotações relevantes.
2015 – Operating Theatre, Hospital Gemelli, em Roma
Já em 2015 percebemos o desenvolvimento da sala de cirurgia. Esta imagem mostra uma sala de operações híbridas, ou seja, pode-se realizar diversos procedimentos aqui e, ainda sim, contemplar os alunos de medicina que participam.
Dado esse nosso primeiro cenário, você acredita que a Educação necessita de uma atualização? Quais seriam suas expectativas, profissionalmente falando?
Vamos pensar um pouco sobre essas expectativas
Ao ingressarmos em um curso de formação profissional teremos contato com uma grande quantidade de assuntos. Tais assuntos são apresentados de forma introdutória, oferecendo assim, uma oportunidade para aprofundarmos mais nossos conhecimentos num momento seguinte. Você deve ter percebido que no início do curso suas expectativas estavam bem definidas, porém, durante o curso você tomou conhecimento de tantos outros universos do conhecimento e interagiu com tantas pessoas com contextos diferentes ao seu, que existe uma chance muito grande de que tais expectativas mudassem. Não se sinta culpado ou culpada por isso, neste momento você tem mais informações e conhecimentos do que quando iniciou seu curso. Isso permite um olhar mais criterioso para assuntos que lhe chamem mais a atenção.
A questão agora é: Já estudamos tanto, será que é necessário continuar estudando ainda mais?
A resposta é, definitivamente, SIM! Precisamos continuar aprendendo.
A continuidade dos estudos é de extrema importância tanto para a vida pessoal, como para sua carreira e para o aumento da qualidade do trabalho. No contexto hiperconectado em que vivemos, a tecnologia e a informação são geradas e atualizadas em uma velocidade muito maior do que conseguimos acompanhar. Para se ter uma noção melhor dessa velocidade, entre os anos de 2014 e 2016 gerou-se um volume de dados maior do que todo o resto gerado na história da humanidade. É óbvio que não conseguiremos lidar com tudo isso, porém é necessário acompanhar com o intuito de nos mantermos sempre atualizados. Se você quiser comprovar basta realizar a pesquisa de um termo como “Tecnologia Educacional” pela internet e irá verificar quantas sugestões aparecem como resultados desta busca.
A grande sacada disso tudo não é mais o acesso à informação, mas sim o que fazer com tudo dentro do nosso contexto educacional.
Para saber como se atualizar gratuitamente, leia: “Onde e Como me atualizar c/ 27 sugestões de cursos“
Estímulo à análise
Com base no assunto abordado, responda:
- Como pessoa e cidadão ou cidadã. Quais são seus sonhos?
- O que você tem feito para tornar esse sonho mais próximo do real?
- Quais são seus planos de vida pessoal para daqui 1 mês? 1 ano? 5 anos?
- Como você está se organizando para cumprir estas aspirações?
- Quais são as semelhanças e diferenças na disposição dos móveis e ferramentas, comparando-se a sala de aula Museu White Village com a atual?
- Quais são as mudanças na forma de ensino e aprendizagem que ocorreram nesse período? E na relação entre professor e aluno?
- Quais são as mudanças que ainda precisam ocorrer para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, em sua opinião?
E ai, quais são suas respostas e pensamentos sobre tudo isso? Deixe aqui nos comentários suas ideias!
Como referenciar este post: O que planejo para mim profissionalmente?. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 7/1/2021. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/o-que-planejo-para-mim-profissionalmente/).