No momento, você está visualizando O que é Storytelling e como usar em sala de aula?

O que você vai ver neste post:

 

O que é Storytelling?

O termo “Storytelling” pode ser dividido em duas partes: “Story” = História e “telling” = contar / contação, ou seja, estamos falando de um termo em inglês para o que usamos aqui no Brasil como contação de histórias.

A contação de história remete ao início da comunicação dos seres humanos. Segundo a National Storytelling Network a contação de história “é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”.

A contação de histórias está relacionada com o desenvolvimento de uma narrativa. Esta narrativa contextualiza e envolve quem a ouve, por isso é uma técnica que vem sendo cada vez mais aprimorada. Ela tem sido muito usada por profissionais de comunicação de todas as áreas e já comprova sua eficiência quando bem executada.

Ela ainda poderá resultar em diferentes atividades práticas, como encenação da história no teatro ou em vídeo, o desenvolvimento de quadrinhos e até mesmo em uma redação. A história poderá, a critério do professor, ser contada por ele mesmo ou até ser desenvolvida de forma colaborativa com os alunos. Além disso, essa colaboração dos alunos pode estar presente durante toda a história, ou somente em sua conclusão.

O que importa é que a contação de história é uma técnica extremamente envolvente e que está totalmente atrelada a Aprendizagem Significativa.

Libere a criatividade que há em você!

 


Se você quiser saber mais sobre Aprendizagem Significativa, leia: “Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel)


 

Principais elementos do Storytelling

Os quatro elementos apresentados abaixo estão sempre presentes nas contações de histórias, são eles:

Mensagem – O que se quer passar para quem ouve aquela história. Devemos não apenas nos preocupar com o modo que esta história está sendo passada, mas também com o conteúdo que queremos trabalhar com os nossos alunos.

 

 

Ambiente – Toda história acontece em algum lugar do espaço e do tempo, e você precisará contextualizar bem todo esse cenário. Preencha sua história com detalhes como alguém que preenche um quadro com pinceladas, esses detalhes são extremamente importantes para que seus alunos estejam ambientados e sejam mais impactados pela sua narrativa.

 

 

Personagem – É aquele ser que irá percorrer toda a história contada. Importante destacar que é este ser quem irá sofrer a transformação causada pela jornada, e que por sinal, irá transmitir a mensagem. Preencha este personagem com características visuais, psicológicas, etc. Estes detalhes deixarão seu personagem mais “aceitáveis” pelos alunos. Ele possui sentimentos e vontades que podem ser explorados para o bem da qualidade de narração.

 

 

Conflito – Aqui é necessário apresentar o que irá tirar a tranquilidade da nossa personagem. É o que motiva o desenvolvimento da personagem. Este conflito, em termos didáticos, poderá ser entregue aos alunos para que eles desenvolvam e apresentem uma solução. Com isso trabalharemos a capacidade de desenvolvimento de desenvolvimento de soluções para além dos conteúdos didáticos. Os alunos poderão ser orientados, conforme o professor julgar necessário, a utilizar recursos que estejam em mãos, em suas casas, na sala de aula, na escola, ou até mesmo imaginar recursos que ainda não existam.

 

Exemplo

O Lucas Valentim, Ator e futuro Professor de Artes Plásticas, desenvolveu um projeto de contação de história. Seu objetivo é o de oferecer um momento de tranquilidade e relaxamento dentro deste contexto de pandemia e isolamento social que estamos vivendo. Ele quer trazer para seus ouvintes mundos diferentes com o olhar da literatura e transformar o dia de cada indivíduo. Ele também destaca que leituras e contação de histórias são ferramentas importantes para a saúde mental das pessoas.

O Lucas pode participar do projeto de leitura, como multiplicador de literatura, pelo Instituto Fernand Braudel. Ao participarem de rodas de leituras, os jovens estudantes podiam se interessar mais por literatura e se iniciar no universo da escrita.

O primeiro vídeo deste projeto já foi lançado. Seu desafio é finalizar o lançamento de 10 vídeos semanalmente. Confira seu trabalho abaixo:

 

Caso tenha interesse em conversar com o Lucas Valentim e saber mais sobre este projeto fantástico, encaminhe um email para: “gomeslucasvalentim@gmail.com”, ou acesse seu YouTube, Instagram ou Facebook.

 

Para Saber Mais…

  • Andrew Stanton – As pistas para uma boa história” – TED Talks, para assistir, clique aqui.
  • Josh Campbell – Sete chaves para uma boa narrativa” – TED Talks, para assistir, clique aqui.
  • Joe Sabia – a tecnologia de contar histórias” – TED Talks, para assistir, clique aqui.
  • National Storytelling Network” – Para acessar o NSN, clique aqui.

 

Créditos pelas imagens utilizadas:

Ícones: www.flaticon.com.

Imagem de destaque: www.freepik.com
 


Como referenciar este post: O que é Storytelling e como usar em sala de aula?. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 3/8/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/o-que-e-storytelling-e-como-usar-em-sala-de-aula).


Este post tem 2 comentários

  1. Avatar
    Luis Henrique Laux dos Santos

    Interessante, isso era uma coisa q eu não sabia e não tinha conhecido

    1. Prô Terra
      Prô Terra

      Agradeço o comentário, Luis. Se tiver alguma sugestão para os próximos posts, sinta-se à vontade em dizer. Abração e sucesso para nós!

Deixe um comentário