O que você vai ver neste post:
- Planejamento
- Aula 01: Desenvolvendo noções de áreas
- Aula 02: Desenvolvendo noções de volume
- Aula 03: Pratica c/ Desafios
- Referência Bibliográfica
Planejamento
Habilidades da BNCC [1]
EF03MA21: Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
EF04MA21: Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
EF05MA20: Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
EF05MA21: Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
Vamos iniciar nosso planejamento, pensando em 3 aulas:
- Aula 01: Desenvolvendo noções de áreas
- Aula 02: Desenvolvendo noções de volume
- Aula 03: Prática c/ desafios
- Aula 04: Fundamentação e fechamento
Aula 01: Desenvolvendo noções de áreas
Nesta primeira aula iremos trabalhar conceitos de área.
Nossa intenção aqui não é focar em unidades, mas sim em relacionar contagens de blocos com as dimensões laterais que formam essas áreas.
Vamos criar nossa sala de aula:
Depois de ter criado sua sala de aula, basta iniciar a construção das áreas que você tenha interesse que seus alunos trabalhem…
Orientações:
Ao compartilhar o link da sala, instrua seus alunos sobre o que quer que eles façam e como. Eles podem contar e anotar a quantidade de blocos num papel, num documento virtual (Google Docs, por exemplo). Oriente seus alunos sobre os diferentes formatos das áreas e peça para que lhe chamem caso tenham alguma dúvida. Eles poderão desenhar as áreas que você propôs, para demonstrar suas contas. Podem também analisar os diferentes formatos de áreas e como podem fazer para calcular a área mais rapidamente.
Aula 02: Desenvolvendo noções de volume
Nesta segunda aula, já com a sala de aula criada, monte diferentes volumes com blocos chamativos, para facilitar a contagem dos blocos.
Orientações:
Durante a aula, peça para que seus alunos acessem seu mundo (pelo link ou código) e instrua-os sobre o que quer que eles façam e como. Eles podem contar e anotar a quantidade de blocos num papel, num documento virtual (Google Docs, por exemplo). Oriente seus alunos sobre os diferentes formatos das volumes e peça para que lhe chamem caso tenham alguma dúvida. Eles poderão desenhar os volumes que você propôs, para demonstrar suas contas. Podem também analisar os diferentes formatos dos sólidos e como podem fazer para calcular o volume desses sólidos mais rapidamente.
Aula 03: Pratica c/ Desafios
Neste último encontro você pode propor duas atividades diferentes:
- Pedir para que façam seus próprios volumes ou suas próprias áreas e depois pedindo para outros alunos realizarem as contagens em seus mundos.
- Desenvolver áreas e volumes com diferentes configurações, pedindo para que contabilizem a quantidade de blocos em cada uma delas.
Converse com os alunos sobre os resultados obtidos e peça para que expliquem o que foi feito!
Lembre-se de que ao final dessa atividade, deixo como sugestão uma 4ª aula para retomar e formalizar todos os conceitos abordados. É nesse momento que você deve relembrar as atividades, para servir de base para que seus alunos consigam conectar a experiência do Minecraft, com as equações de área e volume.
Mostre, por exemplo para a área, que um lado com 2 blocos por 3 blocos, irá conter 6 blocos…
2 x 3 = 6
Caso você faça essa demonstração mais algumas vezes, intuitivamente seus alunos entenderão que para se calcular a área, basta multiplicar um lado por outro.
Do mesmo modo, você consegue fazer a demonstração para o volume. Se tivermos um sólido com 3 blocos de lado, por 4 blocos de lado e 3 blocos de altura, teremos 36 blocos ao todo…
3 x 4 x 3 = 36
E ai, o que achou dessa proposta de aulas? Ela se encaixa em seu contexto educacional? Deixe aqui seus comentários!
Referência Bibliográfica
[1] Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Para ter acesso ao arquivo, clique aqui.
Como referenciar este post: Noções de Área e Volume com Minecraft. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 13/9/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/nocoes-de-area-e-volume-com-minecraft/).