O que você vai ver neste post:
Habilidade e objetivo
Neste plano de aula, iremos trabalhar / desenvolver as seguintes habilidades, prevista no BNCC:
EF05MA14: “Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.”
EF07GE10: “Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.“
O objetivo da atividade é fazer com que nossos alunos compreendam como um gráfico de barras é montado.
EF07MA36: “Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.”
Objetivo: Com o desenvolvimento destas aulas, pretendemos que nossos alunos desenvolvam uma noção sobre o que é o gráfico de barras, bem como que fazer leituras de outros gráficos.
Desenvolvimento das aulas
Aula 01: Conceituação, com reportagens que trazem Gráficos de barras e interpretação dos gráficos
Duas referências desta atividade para o uso em sala de aula:
- Tempo de tela – Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente
- SBP atualiza recomendações sobre saúde de crianças e adolescentes na era digital
Sugestão de atividade: Fazer a leitura dos textos, verificando se os alunos conseguem compreender os dados apresentados
Aula 02: Mão na massa com programas. Construindo gráficos de barras com Calc, do LibreOffice / Sheets ou Planilhas, do Google / Excel, da Microsoft
Utilizando um programa de planilhas, como citado acima, montar a seguinte tabela:
Apenas como exemplo, utilizarei o Google planilhas. No menu superior, clique em “Inserir” -> “Gráfico”.
Uma janela de opções será aberta no canto direito de sua tela. Em “Configurações”, selecione o tipo de gráfico que deseja utilizar, no nosso caso: Gráfico de colunas.
Agora, em “Intervalo de dados, selecione os dados desejados para serem utilizados na construção do gráfico.
Clique em “OK”. Como resultado, você verá:
Aproveite o momento para trabalhar alguns conceitos de Design, explore as configurações extras, como Título, legendas, para isso, na janela de configurações do gráfico, basta clicar em “Personalizar”, para ter acesso a muitas outras opções.
Aula 03:Mão na massa com Minecraft.Agora que seus alunos já entenderam como um gráfico de barras é construído, vamos utilizar o Minecraft para fixar melhor esse conceito.
A ideia é que seus alunos construam um par de eixos (x e y) e à partir destes eixos, criem as barras com os dados utilizados na aula 02.
Veja como fazer
E ai, o que achou desta proposta? Ela se encaixa no contexto da sua aula?
Se você pensou em alguma alternativa, deixe aqui nos comentários!
Como referenciar este post: “Minecraft, Planilhas e Matemática: Desenvolvendo conceitos de gráfico de barras“. Rodrigo Rissetto Terra. Publicado em: 22/03/2022. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/minecraft-planilhas-e-matematica-desenvolvendo-conceitos-de-grafico-de-barras/.