No momento, você está visualizando Matemática com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Matemática com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Como referenciar este texto: Matemática com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio’. Rodrigo Terra. Publicado em: 15/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/matematica-com-ia-6-prompts-para-desenvolver-suas-atividades-de-ensino-medio/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

A Matemática no ensino médio pode ser tanto um desafio quanto uma oportunidade de explorar conceitos complexos e aplicá-los em situações práticas. Para inspirar professores na criação de atividades estimulantes para alunos de 15 a 18 anos, compilamos seis sugestões de prompts que podem ser adaptados a diferentes metodologias, recursos e materiais. Cada prompt incentiva a inclusão de feedback dos alunos, promovendo um aprendizado mais dinâmico e interativo.

Modelagem Matemática do Mundo Real

“Preciso de uma atividade para a matéria de Matemática, voltada para alunos de 15 a 16 anos de idade, que utilize a metodologia de Modelagem Matemática. A ideia é desafiar os alunos a aplicarem conceitos matemáticos na resolução de problemas reais, como questões ambientais, econômicas ou sociais, incentivando a pesquisa, a análise crítica e a criatividade na busca por soluções.”

Torneio de Matemática Aplicada

“Estou procurando uma atividade de Matemática para alunos de 17 a 18 anos, que envolva a metodologia de Competição Colaborativa. Organizar um torneio em que os alunos possam trabalhar em equipes para resolver problemas matemáticos aplicados, variando de lógica a questões financeiras, promovendo o espírito de equipe e a aplicação prática do conhecimento.”

Investigação de Padrões e Sequências

“Necessito de uma atividade para Matemática, adequada para crianças de 15 a 18 anos, que utilize a metodologia de Investigação. Encorajar os alunos a explorarem padrões e sequências em diferentes contextos, como na natureza, na arte ou na música, desenvolvendo habilidades de observação, formulação de hipóteses e prova matemática.”

Matemática e Tecnologia: Criação de Apps

“Busco uma atividade de Matemática para alunos de 15 a 18 anos, focada na metodologia de Tecnologia Aplicada. Desafiar os estudantes a projetarem e desenvolverem um aplicativo simples que resolva um problema matemático específico ou auxilie no aprendizado de um conceito matemático, integrando programação e matemática.”

Matemática na Arte

“Preciso de uma atividade para a matéria de Matemática, voltada para alunos de 16 a 17 anos, que explore a interseção entre Matemática e Arte, utilizando a metodologia de Aprendizado Interdisciplinar. Os alunos investigarão como a matemática é usada na arte, desde a proporção áurea até padrões geométricos, e criarão suas próprias obras artísticas baseadas em conceitos matemáticos.”

Exploração Matemática através de Jogos

“Estou à procura de uma atividade de Matemática para crianças de 15 a 18 anos, que incorpore a metodologia de Aprendizado Baseado em Jogos. Implementar jogos matemáticos que abordem conceitos de probabilidade, estatística ou lógica, incentivando os alunos a desenvolverem raciocínio estratégico e habilidades de resolução de problemas de forma lúdica e interativa.”


Estes prompts são apenas o início para que educadores possam criar um ambiente de aprendizado estimulante e relevante em Matemática. Adaptando e expandindo essas ideias às necessidades e interesses dos alunos, professores podem oferecer experiências educacionais enriquecedoras que não só fortalecem o conhecimento matemático, mas também despertam o interesse e a paixão pela matéria.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário