O que você vai ver neste post:
O que são jogos educacionais?
Jogos nos ensinam regras, mesmo os mais simples. Podemos ir além dessas regras, ao aprendermos estratégias e técnicas para aumentar nossas chances de vitória.
Jogos educacionais estão presentes na humanidade há milhares de anos, tentando encontrar um equilíbrio entre entretenimento e aprendizagem.
Estes jogos são desenvolvidos especificamente para se trabalhar habilidades. Tais habilidades podem ser, por exemplo: Ligar um circuito elétrico, realizar uma mistura química para descobrir uma certa reação, entre outras.
Chaturanga: Jogo indiano datado de 600 d.C., se espalhou rapidamente pelo Europa e ficou conhecido como “O jogo do Rei”, atualmente é chamado de Xadrez. Informação relevante: Este é o jogo de tabuleiro mais conhecido do mundo!
- O que o Xadrez pode nos ensinar?
Ele era utilizado por nobres, para desenvolver habilidades e táticas de guerra, por volta de 1.000 d.C. . Segundo Blanco (2008 p.57), o estudo do xadrez possibilita uma:
“Formação integral do indivíduo em dez áreas: recreativa, esportiva, intelectual, cultural, ética, estética, instrumental, emocional, preventiva e saúdo social.” (1)
Segundo Santos e Peres (2016, p.16), após um grupo de 25 estudantes ter aulas de xadrez em sua grade curricular , 16 obtiveram um melhor desempenho em MAIS DE 5 DISCIPLINAS, 8 obtiveram um melhor desempenho em 2 a 5 disciplinas, e 1 estudante obteve melhor desempenho em 1 somente 1 disciplina. (2)
Com a chegada dos consoles de videogames, os jogos de tabuleiros ficaram um pouco de lado, porém, com a pandemia de 2020/2021, reviveram e agora coexistem com os jogos digitais. É evidente que não possuem a mesma força dos jogos digitais, mas o seu crescente uso deve receber nossa atenção, inclusive para repensarmos seu uso em sala de aula!
Ao final deste post, deixarei um “leia mais” com boas referências!
Jogos de jornadas ensinam aos jogadores quais as consequências de suas decisões. Se você comprar determinado item, poderá utilizá-lo em situações específicas, porém, este item pode ocupar muito espaço em sua bagagem, diferentemente de outros itens.
Os jogos que contêm alguma forma de gestão, como gerir recursos financeiros e/ou comida. por exemplo, mostram aos jogadores como suas escolhas influenciam o desenrolar do jogo, tanto no curto, como no longo prazo.
Um grande exemplo é o jogo: “Carmen Sandiego” (Um dos nossos exemplos abaixo). No jogo, você recolhe pistas e soluciona problemas relacionados a mais de 30 países, com um único objetivo de se chegar até a maior ladra da história, Carmen Sandiego. Neste jogo são abordados conhecimentos geográficos e históricos, como diferentes fusos horários, localidades das capitais, cultura local e fatos históricos. Cultura gastronômica e crenças locais, também aparecem por aqui.
Os jogos fornecem excelentes ambientes para a aprendizagem, exatamente pelo fato de que seus jogadores não precisam se preocupar com falhas, logo não correm nenhum risco, além de serem muito divertidos e desafiados!
Xadrez
Se você quiser jogar xadrez online com seus alunos, é possível utilizar o site Chess.com, onde não é necessário cadastro, o site está traduzido e ainda é possível jogar contra o computador com diversos níveis.
Para acessar o site, basta clicar no link ao lado → Chess.com
TIM – The Incredible Machine
The Incredible Machine é um jogo que vai te desafiar a criar resoluções para os problemas mais simples. É muito parecido com a ideia de construção da máquina de Rube Goldberg.
Para saber mais sobre o jogo: “The Incredible Machine“, clique aqui.
Referências Bibliográficas
1 – Uvencio José Blanco Hernández: “Por que Xadrez nas Escolas?” – Tradução de Jerry A. Pilati.
2 – Adimir Luiz Alves dos Santos e Luís Sérgio Peres: “O Xadrez como instrumento facilitador na aprendizagem escolar“ – Para ler o artigo completo, clique aqui.
Leia mais:
Laíse Lima do Prado: “Jogos de tabuleiros modernos como ferramentas pedagógicas: Pandemic e o ensino de Ciências” – Para ler o artigo, clique aqui.
Catarina Loiola: “Nostalgia: porque jogos de tabuleiro antigos voltaram à tona na quarentena” – Para ler o artigo, clique aqui.
“Jogos de tabuleiro têm aumento de uso na pandemia: bom para a saúde mental” – Para ler o artigo, clique aqui.
Vinicius Gastin: “Cresce consumo dos jogos de tabuleiro durante a quarentena” – Para ler o artigo, clique aqui.
Como referenciar este post: Jogos Educacionais / Serious Games + 2 Exemplos. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 30/8/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/jogos-educacionais-serious-games-3-exemplos/).