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O que você vai ver neste post:

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver um jogo para conscientizar crianças sobre a importância da vacina no combate a doenças causadas por vírus.

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.


 

Montagem do jogo

Para montar o nosso jogo, vamos precisar de:

  • Um personagem interativo – Pessoa que conversa com o jogador;
  • Uma injeção – Responsável por combater o vírus;
  • Um vírus – Nosso vilão neste jogo;
  • Um cenário de fundo – Pode ser um fundo que remeta ao contexto do cotidiano do aluno.

 

Personagem interativo – Pessoa

Para interagir com os nossos jogadores, escolhi o Sprit já pronto no Scratch, chamado Cassey:

A Cassey já vem com 4 roupas / posições diferentes, o que irá ajudar muito mais pra frente, em nossa programação.

Nossa arma: Injeção

Para fazer nossa arma contra o vírus, baixei um ícone de injeção, que pode ser encontrado no site do Flaticon – gratuito, clicando aqui (você será redirecionado para o site do Flaticon).

 

Nosso vilão: Vírus

Para fazer nosso vilão, o vírus, baixei um ícone que pode ser encontrado no site do Flaticon – gratuito, clicando aqui (você será redirecionado para o site do Flaticon).

 

O cenário de fundo

Para o cenário de fundo, escolhi uma imagem que remetesse ao contexto de vida da maior parte dos meus alunos, ou seja, uma cidade. Esta imagem já está pronta para ser utilizada no próprio repositório do Scratch.

Você pode escolher outras imagens que contextualizam com a vida dos seus alunos!

Agora, com os nossos personagens escolhidos, vamos para a programação.

 

Programação

A lógica de programação utilizada será:

 

INÍCIO

Ao iniciar o jogo, a Cassey deve perguntar o nome do jogador / jogadora,

Receber a resposta e explicar como o jogo funciona,

Cassey deve sumir, para dar espaço para o jogo acontecer,

A injeção e o vírus devem aparecer,

A injeção deverá seguir o mouse,

Ao clicar com a injeção sobre o vírus, este deverá sumir e aumentar a pontuação do jogador,

A Cassey deve aparecer, comemorar a pontuação e sumir,

O vírus deve aparecer em um novo local (aleatório).

FIM

 

Com isto, nossa programação ficara assim:

Cassey:

Injeção:

Vírus:

 

 


Para baixar a programação do jogo Fim do vírus, clique aqui.


 

 

Simulando no Scratch

Interaja com a simulação abaixo.

 

Uma vez que você finalizar a programação, você verá:

 

Dica: Adicione uma tela inicial e final, para deixar o jogo mais com a sua cara. Escolha novos personagens e cenários. Aumente a velocidade de surgimento do vírus para aumentara dificuldade do jogo.

 

E ai, tem mais alguma ideia para implementar este projeto ou até mesmo melhora-lo?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!

 

 

Créditos pelas imagens utilizadas:

Ícones feitos por Freepik – Flaticon

 


Como referenciar este post: Jogo no Scratch: Fim do vírus. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 20/5/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/jogo-no-scratch-fim-do-virus/).

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