No momento, você está visualizando Inglês com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Inglês com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Como referenciar este texto: Inglês com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio’. Rodrigo Terra. Publicado em: 23/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ingles-com-ia-6-prompts-para-desenvolver-suas-atividades-de-ensino-medio/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O domínio da língua inglesa abre portas em um mundo globalizado, oferecendo aos alunos do ensino médio acesso a uma vasta gama de oportunidades acadêmicas e profissionais. Para apoiar professores na criação de atividades significativas e envolventes para estudantes de 15 a 18 anos, este texto propõe seis prompts que podem ser adaptados e expandidos, utilizando diferentes metodologias, recursos e materiais. Cada prompt também destaca a importância do feedback dos alunos, incentivando uma abordagem interativa ao aprendizado.

Debate Global

“Preciso de uma atividade para a matéria de Língua Inglesa, voltada para alunos de 15 a 16 anos de idade, que utilize a metodologia de Debate. Organizar debates em inglês sobre temas globais contemporâneos, permitindo que os alunos pratiquem a expressão oral e a argumentação, além de desenvolverem a capacidade de escutar e responder criticamente.”

Projeto de Intercâmbio Virtual

“Estou procurando uma atividade de Língua Inglesa para alunos de 17 a 18 anos, que envolva a metodologia de Intercâmbio Cultural Virtual. Os estudantes se conectarão com alunos de uma escola em um país de língua inglesa, trocando e-mails, vídeos e participando de videoconferências para discutir sua cultura, tradições e cotidiano, enriquecendo a aprendizagem linguística e intercultural.”

Clube do Livro em Inglês

“Necessito de uma atividade para Língua Inglesa, adequada para estudantes de 15 a 18 anos, que utilize a metodologia de Leitura Colaborativa. Criar um clube do livro em que os alunos leiam e discutam obras da literatura inglesa ou americana, promovendo não só a fluência na leitura, mas também habilidades analíticas e críticas.”

Produção de Curtas-metragens

“Busco uma atividade de Língua Inglesa para alunos de 16 a 17 anos, focada na metodologia de Criação Audiovisual. Os alunos, em grupos, escreverão roteiros e produzirão curtas-metragens em inglês, explorando diferentes gêneros e temas, o que incentiva a criatividade, a cooperação e a aplicação prática da língua.”

Blog de Viagens Imaginárias

“Preciso de uma atividade para a matéria de Língua Inglesa, voltada para alunos de 15 a 16 anos, que explore a metodologia de Escrita Criativa. Incentivar os alunos a criarem um blog coletivo, onde ‘postam’ sobre viagens imaginárias a países de língua inglesa, descrevendo suas experiências, a cultura local e pontos turísticos, praticando a escrita e expandindo o vocabulário.”

Simulação de Conferências da ONU

“Estou à procura de uma atividade de Língua Inglesa para alunos de 17 a 18 anos, que incorpore a metodologia de Simulação. Realizar simulações de conferências da ONU em inglês, onde os alunos representam diferentes países e discutem questões globais, promovendo o entendimento global, habilidades de negociação e a prática da língua em um contexto formal.”


Esses prompts oferecem pontos de partida para professores que desejam cultivar o interesse e a proficiência em língua inglesa entre os alunos do ensino médio, preparando-os para se comunicarem efetivamente em um ambiente global. Adaptando e expandindo essas ideias, é possível criar um ambiente de aprendizado rico e motivador, que estimule o desenvolvimento linguístico e cultural dos estudantes.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário