No momento, você está visualizando História com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

História com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Como referenciar este texto: História com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio’. Rodrigo Terra. Publicado em: 28/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/historia-com-ia-6-prompts-para-desenvolver-suas-atividades-de-ensino-medio/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

A História não é apenas o estudo do passado; é uma lente através da qual podemos entender nosso presente e imaginar nosso futuro. Para inspirar professores a trazerem a história à vida para alunos do ensino médio, de 15 a 18 anos, apresentamos seis prompts de atividades. Essas sugestões são flexíveis e podem ser adaptadas a diferentes abordagens pedagógicas, recursos disponíveis e materiais, sempre com o objetivo de incentivar o feedback e a participação ativa dos estudantes.

Simulação Histórica

“Preciso de uma atividade para a matéria de História, voltada para alunos de 15 a 16 anos de idade, que utilize a metodologia de Simulação. Propor uma recriação de um evento histórico significativo, permitindo que os alunos assumam os papéis de figuras históricas, debatam suas decisões e enfrentem os desafios da época, promovendo uma compreensão profunda dos eventos e suas consequências.”

Debate Temático

“Estou procurando uma atividade de História para alunos de 17 a 18 anos, que envolva a metodologia de Debate. Organizar debates sobre temas controversos da história, como revoluções, políticas de colonização ou movimentos sociais, incentivando os alunos a pesquisar, formular argumentos e considerar múltiplas perspectivas.”

Criação de Documentários

“Necessito de uma atividade para História, adequada para estudantes de 15 a 18 anos, que utilize a metodologia de Projetos Multimídia. Desafiar os alunos a criar documentários sobre tópicos históricos específicos, utilizando recursos digitais para pesquisa, roteirização, filmagem e edição, promovendo habilidades de comunicação e análise crítica.”

Museu Virtual da Classe

“Busco uma atividade de História para alunos de 16 a 17 anos, focada na metodologia de Exposição Interativa. Incentivar a criação de um museu virtual, onde cada aluno ou grupo de alunos desenvolve uma exposição sobre diferentes aspectos de uma era ou evento histórico, utilizando ferramentas digitais para apresentar suas descobertas à classe.”

Análise de Fontes Primárias

“Preciso de uma atividade para a matéria de História, voltada para alunos de 15 a 16 anos, que explore a metodologia de Análise de Fonte. Propor um projeto onde os alunos examinem fontes primárias – como cartas, diários, artefatos – de um período específico, analisando o contexto, a autenticidade e o significado, para desenvolver uma compreensão mais rica do passado.”

História Viva através da Arte

“Estou à procura de uma atividade de História para alunos de 17 a 18 anos, que incorpore a metodologia de Aprendizagem Baseada em Arte. Solicitar que os alunos criem obras de arte (pinturas, esculturas, performances) inspiradas em eventos históricos ou figuras, refletindo sobre como a arte pode capturar e transmitir a essência de momentos históricos.”


Esses prompts são apenas o ponto de partida para professores que buscam enriquecer as aulas de História com atividades engajadoras e reflexivas. Adaptando essas ideias ao contexto específico de cada turma, é possível motivar os alunos a explorar a complexidade da história humana, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, empatia e compreensão intercultural.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário