No momento, você está visualizando Física com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Física com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Como referenciar este texto: Física com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio’. Rodrigo Terra. Publicado em: 17/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/fisica-com-ia-6-prompts-para-desenvolver-suas-atividades-de-ensino-medio/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Física é uma disciplina fascinante que desvenda os mistérios do universo, desde as partículas subatômicas até as vastas galáxias. Para ajudar os professores do ensino médio a engajar alunos de 15 a 18 anos em atividades estimulantes e enriquecedoras, apresentamos seis prompts flexíveis para desenvolver projetos em Física. Estas sugestões permitem adaptações para diferentes metodologias pedagógicas, recursos disponíveis e materiais, além de encorajar a prática do feedback por parte dos alunos.

Construção de Catapultas

“Preciso de uma atividade para a matéria de Física, voltada para alunos de 15 a 16 anos de idade, que utilize a metodologia de Aprendizado Baseado em Projetos. O desafio é projetar e construir uma catapulta que possa lançar um projétil a uma distância específica, aplicando conceitos de mecânica clássica e transferência de energia.”

Simulação do Sistema Solar

“Estou procurando uma atividade de Física para alunos de 16 a 17 anos, que envolva a metodologia de Modelagem Científica. A tarefa é criar uma simulação do sistema solar em escala, que represente as órbitas dos planetas em torno do Sol, integrando conhecimento sobre gravitação universal e movimento planetário.”

Experimentos de Óptica com Lasers

“Necessito de uma atividade para Física, adequada para estudantes de 17 a 18 anos, que utilize a metodologia de Experimentação. Os alunos conduzirão experimentos com lasers para explorar fenômenos ópticos, como reflexão, refração e difração, promovendo o entendimento teórico através de aplicações práticas.”

Debate Sobre Energias Renováveis

“Busco uma atividade de Física para alunos de 15 a 18 anos, focada na metodologia de Debate. Organizar um debate em sala de aula sobre as vantagens e desafios das diferentes fontes de energias renováveis, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico e a articulação de argumentos baseados em princípios físicos.”

Análise Cinematográfica Científica

“Preciso de uma atividade para a matéria de Física, voltada para alunos de 16 a 17 anos, que explore a metodologia de Crítica Científica. Os estudantes analisarão cenas de filmes famosos do ponto de vista da física, identificando erros e acertos na representação de conceitos físicos, desenvolvendo habilidades analíticas e críticas.”

Projeto de Física e Arte

“Estou à procura de uma atividade de Física para alunos de 15 a 18 anos, que incorpore a metodologia de Aprendizado Interdisciplinar. Incentivar os alunos a criar projetos que unam física e arte, como instalações que utilizem princípios de óptica para criar efeitos visuais, ou esculturas que demonstrem equilíbrio e gravidade, fomentando a criatividade e a aplicação de conceitos físicos em contextos não tradicionais.”


Estes prompts são apenas o início para incentivar a inovação e o interesse pela Física entre os alunos do ensino médio. Adaptando essas ideias às necessidades e ao contexto de cada turma, os professores podem proporcionar experiências educativas que não só reforçam o conhecimento acadêmico, mas também inspiram a curiosidade e o questionamento sobre o mundo físico.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário