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Filme: Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Como referenciar este texto: Filme: Sociedade dos Poetas Mortos (1989)’. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/03/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/filme-sociedade-dos-poetas-mortos-1989/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Resumo do filme

“Sociedade dos Poetas Mortos” (1989) é um filme que se passa em um rígido colégio interno para meninos chamado Welton Academy. A história gira em torno do professor de Inglês, John Keating, que usa métodos de ensino não convencionais para inspirar seus alunos a viverem de forma autêntica e apaixonada. Keating incentiva os estudantes a formarem a “Sociedade dos Poetas Mortos”, uma seleta confraria onde os alunos se encontram secretamente para explorar a poesia e a liberdade de expressão. A trama destaca os conflitos entre as aspirações e os desejos pessoais dos alunos e as expectativas rígidas dos pais e da instituição.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Fundamental

– Língua Portuguesa: Expressão e Interpretação – O filme pode ser usado para trabalhar a interpretação de textos e a expressão verbal, mostrando como a poesia pode ser uma forma poderosa de comunicação.

– Artes: Criatividade e Expressão Artística – A Sociedade dos Poetas Mortos explora a criatividade, incentivando os alunos a expressarem suas ideias e sentimentos livremente.

– Ética e Cidadania: Liberdade e Conformidade – Os dilemas enfrentados pelos personagens, entre seguir o coração ou as regras, proporcionam debates sobre escolhas pessoais e conformidade.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Médio

– Literatura: Poesia e Movimento Romântico – O filme permite introduzir o estudo da poesia e do movimento romântico, destacando a importância da expressão emocional e da individualidade.

– Filosofia: Existencialismo – As ideias de viver o momento (“carpe diem”) e questionamento da autoridade se relacionam com conceitos existencialistas, estimulando debates filosóficos.

– Sociologia: Influência do Meio – A dinâmica entre o grupo e a pressão social examinada no filme pode ser usada para discutir a forma como a sociedade influencia comportamentos individuais.

Integração com Outras Disciplinas

– História: Contexto Cultural do Século 20 – O filme se passa em 1959, permitindo uma análise de como o contexto histórico e cultural daquela época influenciou a educação e as expectativas sociais.

– Psicologia: Desenvolvimento Adolescente – O filme investiga as complexidades emocionais dos adolescentes, incentivando a discussão sobre o desenvolvimento emocional e identidade pessoal.

– Educação Física: Expressão Corporal – Inspirado pelo incentivo à expressão dos alunos, a integração com a educação física pode incluir o uso de atividades que permitam aos estudantes expressar suas emoções através do movimento.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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