No momento, você está visualizando Filme: Apollo 13 (1995)

Filme: Apollo 13 (1995)

Como referenciar este texto: Filme: Apollo 13 (1995)’. Rodrigo Terra. Publicado em: 14/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/filme-apollo-13-1995/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Resumo do filme

“Apollo 13” é um filme de 1995 dirigido por Ron Howard. Baseado em eventos reais, o filme narra a emocionante e angustiante missão da NASA à Lua em 1970, que quase se torna um desastre. Quando um tanque de oxigênio explode a bordo da nave espacial, os astronautas Jim Lovell, Fred Haise e Jack Swigert lutam pela vida enquanto a equipe em Houston trabalha exaustivamente para trazê-los de volta à Terra com segurança. O filme destaca não apenas a habilidade técnica e o trabalho em equipe, mas também o espírito indomável dos envolvidos na missão.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Fundamental

– Ciências – Gravidade e Espaço Sideral

O filme oferece uma oportunidade única para discutir conceitos básicos sobre a gravidade, a Lua e as viagens espaciais. Os alunos podem aprender sobre como a gravidade afeta objetos no espaço e a importância das missões espaciais na exploração de novos mundos.

– História – Era Espacial

É possível explorar a Era Espacial e a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. O contexto histórico da missão Apollo 13 pode ajudar a entender a importância dessa corrida no desenvolvimento científico e tecnológico.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Médio

– Física – Leis de Newton e Forças

O filme é uma excelente ilustração das leis de Newton, especialmente nas manobras de ajuste de trajetória e desaceleração no espaço. Os alunos do ensino médio podem usar estes exemplos para aprofundar seu entendimento sobre a dinâmica de forças.

– Química – Reações Químicas e Combustíveis

A explosão no tanque de oxigênio abre espaço para discussão sobre reações químicas, combustíveis utilizados em naves espaciais e a importância da segurança nas operações químicas, destacando os riscos associados a reações químicas mal controladas.

– Geografia – Navegação Espacial

A navegação e localização no espaço utilizando coordenadas e mapas celestes, além dos problemas enfrentados quando um sistema de navegação falha, como aconteceu na Apollo 13.

Integração com Outras Disciplinas

– Língua Portuguesa – Produção Textual

Os alunos podem ser incentivados a produzir redações ou relatórios sobre a história da Apollo 13, integrando habilidades de escrita com o aprendizado sobre a missão espacial, analisando seu enredo e impacto cultural.

– Artes – Cinema e Narrativas Visuais

Estudar a narrativa visual do filme, como os efeitos especiais, design de som e direção de arte contribuem para criar tensão e drama. Essa análise pode integrar-se ao estudo de como diferentes técnicas artísticas são usadas para contar histórias.

– Matemática – Cálculos de Trajetória

O planejamento das órbitas e trajetórias dos foguetes pode ser parte de problemas matemáticos sobre cálculos de trajetórias, oferecendo um bom exemplo de aplicação prática da matemática em missões espaciais.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário