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Filme: Ainda Estou Aqui (2024)

Como referenciar este texto: Filme: Ainda Estou Aqui (2024)’. Rodrigo Terra. Publicado em: 09/01/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/filme-ainda-estou-aqui-2024/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Resumo do Filme

“Ainda Estou Aqui” é um poderoso drama brasileiro de 2024, estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, com direção de Walter Salles. Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a emocionante trajetória de Eunice Paiva, mãe do autor, durante a ditadura militar no Brasil. Ambientado nos anos 1970, a história começa com o desaparecimento de seu marido, um importante político capturado pelo regime militar, e segue sua transformação de dona de casa em uma incansável ativista pelos direitos humanos.

O filme retrata, de forma visceral, os efeitos devastadores da repressão na vida de Eunice e sua família, ao mesmo tempo em que destaca sua coragem ao enfrentar o silêncio imposto pelo regime e lutar pela verdade sobre o paradeiro de seu marido. Selton Mello interpreta um papel central na trama, ampliando o impacto emocional da narrativa, que não se limita ao drama pessoal de Eunice, mas amplia sua abordagem para mostrar o impacto coletivo da ditadura em milhares de famílias brasileiras.

Com uma narrativa intensa e profundamente humana, “Ainda Estou Aqui” explora temas de perda, resiliência e resistência, enfatizando o papel das mulheres na luta contra a opressão. A obra é tanto um retrato dos horrores da ditadura quanto uma homenagem à força de Eunice Paiva, que se tornou um símbolo de esperança e justiça em um dos períodos mais sombrios da história do Brasil.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Fundamental

Matéria: História
Assunto: Ditadura Militar no Brasil
Relaciona-se com o filme ao introduzir aos alunos os principais eventos e impactos da ditadura militar, como desaparecimentos forçados e a repressão política. Permite abordar a importância da democracia e dos direitos humanos.

Matéria: Língua Portuguesa
Assunto: Narrativas de Vida e Biografias
O filme, baseado na história real de Eunice Paiva, pode ser utilizado para explorar a construção de narrativas biográficas, destacando o impacto do contexto histórico na vida pessoal.

Matéria: Artes
Assunto: Representação de Emoções e Contextos Históricos
As cenas do filme e sua ambientação podem inspirar atividades artísticas que representem emoções e fatos históricos, como cartazes de resistência e ilustrações sobre a ditadura.

Matéria: Ciências Humanas
Assunto: Direitos Humanos e Cidadania
O filme oferece uma oportunidade para discutir os direitos humanos e o papel das pessoas que lutaram contra a repressão, conectando os conceitos ao cenário contemporâneo.

Matéria: Sociologia
Assunto: A Sociedade e o Autoritarismo
Explora os efeitos do autoritarismo na vida das famílias e na estrutura social brasileira, incentivando reflexões sobre as consequências de regimes opressivos.

As atividades propostas permitem que os alunos reflitam sobre o impacto histórico da ditadura militar no Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolvem empatia e consciência crítica sobre a importância dos direitos humanos e da democracia.

Assuntos para Trabalhar no Ensino Médio

Matéria: História
Assunto: Ditadura Militar no Brasil
O filme permite uma análise aprofundada do período da ditadura militar, incluindo aspectos como repressão, censura, desaparecimentos forçados e resistência política. Pode ser usado para discutir o impacto desse regime na sociedade e suas consequências no presente.

Matéria: Filosofia
Assunto: Ética e Direitos Humanos
“Ainda Estou Aqui” oferece uma oportunidade para reflexões éticas sobre os direitos humanos, destacando questões como justiça, opressão e o papel do indivíduo na luta contra regimes autoritários.

Matéria: Sociologia
Assunto: Autoritarismo e Movimentos de Resistência
Permite explorar o impacto do autoritarismo nas relações sociais e o surgimento de movimentos de resistência, com destaque para o papel das mulheres na luta pelos direitos humanos.

Matéria: Língua Portuguesa
Assunto: Narrativas Históricas e Biográficas
O filme, baseado em uma história real, pode ser usado para discutir a construção de narrativas históricas e biográficas, destacando como experiências individuais refletem contextos coletivos.

Matéria: Artes
Assunto: Representação do Período da Ditadura
As escolhas visuais e simbólicas do filme, como fotografia, cenários e figurinos, podem ser analisadas para entender como a arte retrata momentos históricos e emoções humanas.

Matéria: Psicologia (Interdisciplinar)
Assunto: Traumas Coletivos e Resiliência
O filme aborda o impacto psicológico de regimes autoritários, permitindo uma discussão sobre traumas coletivos e estratégias de superação em contextos opressivos.

Com essas abordagens, o filme pode ser utilizado para conectar os alunos ao contexto histórico e aos dilemas éticos e sociais da ditadura militar, desenvolvendo habilidades críticas e empatia diante de questões fundamentais para a cidadania.

Integração com Outras Disciplinas

Matéria: Geografia
Assunto: Repressão e Mobilidade Humana
Relaciona-se com o filme ao explorar o deslocamento forçado de indivíduos durante a ditadura militar, como exílios e desaparecimentos, além de analisar a repressão em diferentes regiões do Brasil.

Matéria: Artes
Assunto: Expressão Artística na Resistência
O filme pode ser usado para discutir como a arte foi uma forma de resistência durante a ditadura, explorando músicas, pinturas e literatura produzidas no período como meios de denúncia e memória.

Matéria: Educação Física
Assunto: Saúde Mental e Impacto do Trauma
Permite integrar discussões sobre os impactos psicológicos da repressão e como a prática de atividades físicas pode auxiliar na superação de traumas e no fortalecimento do bem-estar mental.

Matéria: Tecnologia
Assunto: Preservação da Memória Histórica
Relaciona-se ao uso de tecnologias modernas, como arquivos digitais, para documentar e preservar histórias do período da ditadura, conectando-se a iniciativas que mantêm a memória viva para futuras gerações.

Matéria: Inglês
Assunto: Tradução e Discussão Internacional sobre Direitos Humanos
Incentiva a prática do vocabulário de direitos humanos e a tradução de materiais sobre a ditadura para o inglês, permitindo reflexões sobre como a repressão foi abordada internacionalmente.

Matéria: Matemática
Assunto: Dados e Estatísticas sobre a Ditadura
Os alunos podem trabalhar com estatísticas relacionadas a desaparecimentos, prisões políticas e exílios durante a ditadura, desenvolvendo habilidades de análise de dados em um contexto histórico.

Essas integrações promovem uma abordagem interdisciplinar rica, conectando o filme a diferentes áreas do conhecimento e incentivando reflexões amplas sobre o impacto da ditadura militar no Brasil.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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