O ano de 2020 está sendo um período muito adverso ao contexto que estávamos habituados a viver.
A pandemia e o isolamento social, no contexto educacional, impôs aos professores de todo o país, e pode-se dizer do mundo, uma imposição para adaptação tão rápida como a transição do dia para a noite.
A maioria não recebeu capacitação e muito menos equipamentos para execução das suas funções durante a quarentena.
O ambiente residencial passou a ser o novo escritório ou a nova sala de aula, a internet, que antes tinha a função de aquisição de conhecimento, atualização e entretenimento passou a ter a função de servir de ferramenta para a transmissão de dados relativos ao trabalho dos educadores, o computador que antes servia de suporte para a interpretação de dados, hoje também serve de transmissor de aulas, a câmera que antes servia para registrar momentos de hobbies e lazer, hoje serve de instrumento de captação de aulas.
Dado que, de uma forma geral, a maioria dos professores não estava adaptada ao contexto audiovisual, Ensino remoto e EaD (Educação a Distância), nota-se que tais profissionais aumentaram seu tempo de dedicação ao trabalho.
Professores de todo o mundo tiveram que aprender a captar imagens e vídeos, editar imagens e vídeos, transmitir vídeos ao vivo, tudo isso para conseguirem dar conta do planejamento feito antes da pandemia, no início do ano.
Não houve nenhuma atualização nos valores dos salários fornecidos pelas instituições de ensino, não houve nenhum capacitação efetiva para o desenvolvimento de dinâmicas EaD, não houve capacitação para o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais, ou seja, os professores estavam – e continuam – desamparados profissionalmente.
Ao lermos “retornaremos ao trabalho normal em …. tal data” é necessário perceber que os professores, novamente, não são levados em consideração, dado que se o trabalho não foi interrompido durante a pandemia, pelo contrário aumentou, como retornar ao trabalho?
A pandemia demonstrou que nossa capacidade adaptativa ainda é um ponto forte para a humanidade, porém também demonstrou outras questões relevantes como a falta de cuidado e de compensações adequadas para todos os esforços realizados por profissionais até o momento.
Como profissional que atua na área desde 2001, neste dia 15 desejo para todos nós uma educação mais justa com os envolvidos, mais efetiva para os que podem se beneficiar com ela e mais afetiva para não esquecermos que somos humanos.
Como referenciar este post: Feliz dia dos professores?. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 15/10/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/feliz-dia-dos-professores/).