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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Matemática: Arte em Movimento

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Matemática: Arte em Movimento’. Rodrigo Terra. Publicado em: 13/02/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-matematica-arte-em-movimento/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

“Arte em Movimento” é um projeto integrado que visa engajar alunos do ensino médio através da fusão de arte e matemática, utilizando metodologias ativas para promover um aprendizado dinâmico e significativo. O objetivo é investigar como conceitos matemáticos podem ser aplicados na criação de animações artísticas, abordando temas cotidianos que são relevantes tanto para alunos quanto para professores.

Metodologia

O projeto propõe o uso de metodologias ativas, privilegiando o “aprender fazendo” em vez da exposição tradicional. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) e a sala de aula invertida são adotadas para estimular o engajamento e a curiosidade dos alunos. As aulas são planejadas para evitar ao máximo a exposição direta, sendo esta uma opção apenas quando necessário para introduzir conceitos complexos.

Participação de cada disciplina

Arte:

Exploração de Técnicas de Animação:

  • Introdução à história da animação e seu impacto cultural.
  • Atividades práticas de “flipbooks” para ilustrar conceitos básicos de movimento sequencial.
  • Utilização de softwares de animação gratuitos, como o Pencil2D, para criar curtas-metragens animados.

Processo Criativo:

  • Estímulo à criação de storyboards que incorporem temas cotidianos, buscando desenvolver habilidades narrativas e artísticas.
  • Realização de oficinas colaborativas onde os alunos trabalham juntos para desenvolver suas animações, promovendo a troca de ideias e feedback.

 

Matemática:

Matemática do Movimento:

  • Investigação dos princípios de geometria e álgebra aplicados nas trajetórias e transformações que compõem uma animação.
  • Projetos que desafiem os alunos a utilizar coordenadas cartesianas para definir movimentos e planos de fundo das animações.

Exploração de Padrões:

  • Identificação e criação de padrões usando simetrias e repetições, elementos essenciais para a arte e animação.
  • Atividades práticas utilizando ferramentas digitais, como geogebra.org, para manipular equações e visualizá-las através da arte digital.

Recursos e Ferramentas

Materiais Físicos:

  • Papel, lápis e materiais artísticos recicláveis para a criação de flipbooks e storyboards.
  • Uso de projetores ou monitores compartilhados para exibição de filmes e discussões coletivas.

 

Recursos Digitais e Online:

  • Software Pencil2D para animações, disponível gratuitamente.
  • Geogebra para descobrir e aplicar conceitos matemáticos.
  • Acesso a plataformas educacionais abertas para tutorias e guias.

Duração e Organização das Aulas

O projeto é distribuído ao longo de seis semanas, com duas aulas semanais de 45 minutos cada. As duas primeiras semanas são dedicadas à introdução e exploração dos conceitos de cada disciplina, enquanto as semanas seguintes concentram-se na produção e refinamento das animações.

Orientações para Professores

Planejamento e Suporte: Fornecer um cronograma detalhado para as atividades e oferecer acompanhamento contínuo, ajudando na organização e realização dos objetivos.

Facilitador Efetivo: Assumir o papel de facilitador, orientando e motivando os alunos sem intervir diretamente no processo criativo.

Avaliação Formativa: Implementar avaliações contínuas, com ênfase no processo e no desenvolvimento das habilidades dos alunos, em vez do resultado final.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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