Como referenciar este texto: ‘Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Filosofia’. Rodrigo Terra. Publicado em: 09/01/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-filosofia/.
Conteúdos que você verá nesta postagem
Este projeto integrado destina-se a alunos do ensino médio e busca conjugar as disciplinas de Arte e Filosofia de maneira inovadora e relevante. Com o título “Descobrindo a Identidade Cultural por Meio da Expressão Artística e do Pensamento Crítico”, o projeto não se apoia na metodologia expositiva tradicional, priorizando metodologias ativas que envolvem a participação ativa dos alunos. Este guia é pensado para fornecer todas as orientações necessárias aos professores, com a possibilidade de integração de recursos gratuitos, reutilizáveis ou de baixo custo, incluindo ferramentas digitais abertas e gratuitas.
Estrutura do Projeto
O projeto pode ser desenvolvido em blocos de aulas de 45 minutos, somando entre 4 a 6 sessões, dependendo do interesse e envolvimento dos alunos.
Objetivos
- Arte:
– Explorar formas de expressão artística que ajudem na construção e reconhecimento da própria identidade cultural.
– Compreender a arte como ferramenta de comunicação e transformação social.
– Criar produções artísticas utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como cartolinas, tintas naturais, colagens com revistas velhas, etc.
- Filosofia:
– Incentivar o pensamento crítico e reflexivo sobre questões de identidade e cultura.
– Desenvolver diálogos socráticos e filosofar a partir de questões cotidianas.
– Utilizar textos filosóficos clássicos e contemporâneos, disponíveis gratuitamente online, para provocar discussões sobre identidade e alteridade.
Desenvolvimento das Aulas
Aula 1: Introdução ao Projeto e Identidade Cultural (Arte e Filosofia)
– Atividade de quebra-gelo: cada aluno traz um objeto que represente sua identidade e compartilha sua história com o grupo.
– Discussão em grupo: O que é identidade cultural? Como nos expressamos por meio dela?
Aula 2: Exploração Artística (Arte)
– Oficinas de reciclagem: usando materiais descartáveis, os alunos são incentivados a criar colagens que representem sua jornada cultural.
– Desafio colaborativo: em grupos, criarem murais que combinem elementos das colagens individuais.
Aula 3: O Pensamento Crítico e a Filosofia da Identidade (Filosofia)
– Leituras guiadas de trechos selecionados de filósofos que discutem identidade (textos disponíveis online).
– Diálogo em círculo: debate centrado em uma questão filosófica sobre identidade.
Aula 4: Arte e Filosofia em Diálogo
– Apresentação dos murais: cada grupo apresenta seus murais, discutindo as escolhas artísticas e filosóficas por trás de cada elemento.
– Reflexão conjunta: como a arte e a filosofia podem se complementar no entendimento da identidade cultural?
Aula 5-6: Apresentações e Avaliações (opcionais)
– Preparação para uma pequena exposição escolar dos murais.
– Feedback coletivo sobre o aprendizado do projeto e possíveis melhorias.
Recursos
– Materiais de arte recicláveis: garrafas plásticas, papelão, revistas.
– Textos filosóficos online gratuitos, por exemplo, projetos como a Stanford Encyclopedia of Philosophy.
– Plataformas de colaboração online gratuitas, como Padlet ou Google Jamboard, para facilitar a interação e planejamento dos alunos.
Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!
Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.