No momento, você está visualizando Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Filosofia

Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Filosofia

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Filosofia’. Rodrigo Terra. Publicado em: 09/01/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-filosofia/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Este projeto integrado destina-se a alunos do ensino médio e busca conjugar as disciplinas de Arte e Filosofia de maneira inovadora e relevante. Com o título “Descobrindo a Identidade Cultural por Meio da Expressão Artística e do Pensamento Crítico”, o projeto não se apoia na metodologia expositiva tradicional, priorizando metodologias ativas que envolvem a participação ativa dos alunos. Este guia é pensado para fornecer todas as orientações necessárias aos professores, com a possibilidade de integração de recursos gratuitos, reutilizáveis ou de baixo custo, incluindo ferramentas digitais abertas e gratuitas.

Estrutura do Projeto

O projeto pode ser desenvolvido em blocos de aulas de 45 minutos, somando entre 4 a 6 sessões, dependendo do interesse e envolvimento dos alunos.

Objetivos

  1. Arte:

   – Explorar formas de expressão artística que ajudem na construção e reconhecimento da própria identidade cultural.

   – Compreender a arte como ferramenta de comunicação e transformação social.

   – Criar produções artísticas utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como cartolinas, tintas naturais, colagens com revistas velhas, etc.

 

  1. Filosofia:

   – Incentivar o pensamento crítico e reflexivo sobre questões de identidade e cultura.

   – Desenvolver diálogos socráticos e filosofar a partir de questões cotidianas.

   – Utilizar textos filosóficos clássicos e contemporâneos, disponíveis gratuitamente online, para provocar discussões sobre identidade e alteridade.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Identidade Cultural (Arte e Filosofia)

   – Atividade de quebra-gelo: cada aluno traz um objeto que represente sua identidade e compartilha sua história com o grupo.

   – Discussão em grupo: O que é identidade cultural? Como nos expressamos por meio dela?

 

Aula 2: Exploração Artística (Arte)

   – Oficinas de reciclagem: usando materiais descartáveis, os alunos são incentivados a criar colagens que representem sua jornada cultural.

   – Desafio colaborativo: em grupos, criarem murais que combinem elementos das colagens individuais.

 

Aula 3: O Pensamento Crítico e a Filosofia da Identidade (Filosofia)

   – Leituras guiadas de trechos selecionados de filósofos que discutem identidade (textos disponíveis online).

   – Diálogo em círculo: debate centrado em uma questão filosófica sobre identidade.

 

Aula 4: Arte e Filosofia em Diálogo

   – Apresentação dos murais: cada grupo apresenta seus murais, discutindo as escolhas artísticas e filosóficas por trás de cada elemento.

   – Reflexão conjunta: como a arte e a filosofia podem se complementar no entendimento da identidade cultural?

 

Aula 5-6: Apresentações e Avaliações (opcionais)

   – Preparação para uma pequena exposição escolar dos murais.

   – Feedback coletivo sobre o aprendizado do projeto e possíveis melhorias.

Recursos

– Materiais de arte recicláveis: garrafas plásticas, papelão, revistas.

– Textos filosóficos online gratuitos, por exemplo, projetos como a Stanford Encyclopedia of Philosophy.

– Plataformas de colaboração online gratuitas, como Padlet ou Google Jamboard, para facilitar a interação e planejamento dos alunos.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário