No momento, você está visualizando Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Redação: Expressão Artística e Narrativa Criativa

Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Redação: Expressão Artística e Narrativa Criativa

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Redação: Expressão Artística e Narrativa Criativa’. Rodrigo Terra. Publicado em: 22/02/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-e-redacao-expressao-artistica-e-narrativa-criativa/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Introdução ao Projeto

O projeto “Expressão Artística e Narrativa Criativa” é uma proposta integrada que busca envolver alunos do ensino médio em um processo de aprendizado dinâmico, utilizando metodologias ativas. Este projeto tem como objetivo principal incentivar a expressão pessoal e criativa dos alunos, promovendo a interconexão entre as disciplinas de Arte e Redação. Combinamos atividades práticas e teóricas para maximizar o engajamento e a criatividade dos estudantes, evitando ao máximo a abordagem expositiva tradicional.

Planejamento do Projeto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Planejamento do Projeto

Etapa 1: Introdução e Brainstorming (Aula 1)

Objetivo: Introduzir o tema e estimular a criatividade dos alunos.

– Início com um debate sobre diferentes formas de expressão artística e literária que os alunos experienciam no dia a dia. Essa discussão inicial serve para quebrar o gelo e estimular o pensamento crítico.

– Os alunos serão divididos em grupos e participarão de uma sessão de brainstorming para listar tópicos que eles consideram relevantes para suas vidas pessoais e comunitárias.

– Ferramentas sugeridas: A utilização de lousa, papéis coloridos reciclados e canetas. Alternativamente, podem-se usar ferramentas digitais gratuitas como Padlet ou Jamboard para coletar ideias.

 

Etapa 2: Exploração dos Tópicos Escolhidos (Aula 2 e 3)

Objetivo: Desenvolver uma compreensão mais profunda dos temas selecionados.

Arte:

– Cada grupo selecionará um tópico e explorará maneiras de representá-lo artisticamente. Incentive o uso de técnicas de colagem, desenho, pintura ou até mesmo escultura com materiais recicláveis.

– Orientar os alunos a reutilizar materiais disponíveis, como jornais, revistas, papelão, garrafas de plástico, etc., para reduzir custos e promover a sustentabilidade.

 

Redação:

– Os alunos irão criar narrativas relacionadas aos seus temas escolhidos. Podem optar por gêneros como poesias, contos ou crônicas.

– Uso de plataformas gratuitas de escrita colaborativa como Google Docs para facilitar feedback e edição entre os alunos.

 

Etapa 3: Desenvolvimento de Projetos Individuais ou em Grupo (Aula 4 e 5)

Objetivo: Produções artísticas e narrativas.

– Os grupos desenvolverão seus projetos de escrita e arte, trabalhando em paralelo. Esta etapa foca na criação e aperfeiçoamento das idéias discutidas nas aulas anteriores.

– Reforce a importância de incorporar os conceitos teóricos discutidos, mas mantenha a liberdade criativa.

 

Etapa 4: Apresentação e Engajamento (Aula 6)

Objetivo: Compartilhar e refletir sobre o trabalho realizado.

– As apresentações podem ser feitas na forma de uma exposição de arte na escola ou através de uma apresentação digital utilizando plataformas como PowerPoint ou Canva. 

– Cada grupo apresentará suas obras artísticas e lerá suas narrativas, promovendo um espaço de reflexão e interação com os colegas.

Orientações para Professores

– Crie um ambiente de sala de aula que suporte a criatividade e a troca livre de ideias.

– Disponibilize recursos e ferramentas gratuitas antecipadamente e assegure-se de sua acessibilidade.

– Esteja aberto a inovações e novas ideias dos alunos durante o processo.

– Incentive a colaboração e a autogestão dos alunos durante o desenvolvimento do projeto.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário