Como referenciar este texto: ‘Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Redação: Expressão Artística e Narrativa Criativa’. Rodrigo Terra. Publicado em: 22/02/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-e-redacao-expressao-artistica-e-narrativa-criativa/.
Conteúdos que você verá nesta postagem
Introdução ao Projeto
O projeto “Expressão Artística e Narrativa Criativa” é uma proposta integrada que busca envolver alunos do ensino médio em um processo de aprendizado dinâmico, utilizando metodologias ativas. Este projeto tem como objetivo principal incentivar a expressão pessoal e criativa dos alunos, promovendo a interconexão entre as disciplinas de Arte e Redação. Combinamos atividades práticas e teóricas para maximizar o engajamento e a criatividade dos estudantes, evitando ao máximo a abordagem expositiva tradicional.
Planejamento do Projeto
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Planejamento do Projeto
Etapa 1: Introdução e Brainstorming (Aula 1)
Objetivo: Introduzir o tema e estimular a criatividade dos alunos.
– Início com um debate sobre diferentes formas de expressão artística e literária que os alunos experienciam no dia a dia. Essa discussão inicial serve para quebrar o gelo e estimular o pensamento crítico.
– Os alunos serão divididos em grupos e participarão de uma sessão de brainstorming para listar tópicos que eles consideram relevantes para suas vidas pessoais e comunitárias.
– Ferramentas sugeridas: A utilização de lousa, papéis coloridos reciclados e canetas. Alternativamente, podem-se usar ferramentas digitais gratuitas como Padlet ou Jamboard para coletar ideias.
Etapa 2: Exploração dos Tópicos Escolhidos (Aula 2 e 3)
Objetivo: Desenvolver uma compreensão mais profunda dos temas selecionados.
Arte:
– Cada grupo selecionará um tópico e explorará maneiras de representá-lo artisticamente. Incentive o uso de técnicas de colagem, desenho, pintura ou até mesmo escultura com materiais recicláveis.
– Orientar os alunos a reutilizar materiais disponíveis, como jornais, revistas, papelão, garrafas de plástico, etc., para reduzir custos e promover a sustentabilidade.
Redação:
– Os alunos irão criar narrativas relacionadas aos seus temas escolhidos. Podem optar por gêneros como poesias, contos ou crônicas.
– Uso de plataformas gratuitas de escrita colaborativa como Google Docs para facilitar feedback e edição entre os alunos.
Etapa 3: Desenvolvimento de Projetos Individuais ou em Grupo (Aula 4 e 5)
Objetivo: Produções artísticas e narrativas.
– Os grupos desenvolverão seus projetos de escrita e arte, trabalhando em paralelo. Esta etapa foca na criação e aperfeiçoamento das idéias discutidas nas aulas anteriores.
– Reforce a importância de incorporar os conceitos teóricos discutidos, mas mantenha a liberdade criativa.
Etapa 4: Apresentação e Engajamento (Aula 6)
Objetivo: Compartilhar e refletir sobre o trabalho realizado.
– As apresentações podem ser feitas na forma de uma exposição de arte na escola ou através de uma apresentação digital utilizando plataformas como PowerPoint ou Canva.
– Cada grupo apresentará suas obras artísticas e lerá suas narrativas, promovendo um espaço de reflexão e interação com os colegas.
Orientações para Professores
– Crie um ambiente de sala de aula que suporte a criatividade e a troca livre de ideias.
– Disponibilize recursos e ferramentas gratuitas antecipadamente e assegure-se de sua acessibilidade.
– Esteja aberto a inovações e novas ideias dos alunos durante o processo.
– Incentive a colaboração e a autogestão dos alunos durante o desenvolvimento do projeto.
Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!
Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.