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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Química: A Física das Cores e a Química dos Pigmentos

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Química: A Física das Cores e a Química dos Pigmentos’. Rodrigo Terra. Publicado em: 14/02/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-e-quimica-a-fisica-das-cores-e-a-quimica-dos-pigmentos/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O projeto “A Física das Cores e a Química dos Pigmentos” integra as disciplinas de Arte e Química para oferecer uma experiência educacional única aos alunos do ensino médio, utilizando metodologias ativas para aumentar o engajamento e a compreensão dos conceitos explorados. O objetivo é promover a aprendizagem prática e colaborativa, onde os alunos descobrem o mundo fascinante dos pigmentos, as cores e suas reações químicas, conectando esses conhecimentos com o cotidiano e a expressão artística.

Estrutura do Projeto

Introdução ao Projeto:

   – Duração: 1 aula (45 minutos)

   – Objetivo: Apresentar o projeto e criar interesse.

   – Metodologia: Iniciar com uma discussão em grupo sobre como as cores influenciam nossas vidas e como elas são percebidas em diferentes contextos culturais e artísticos. Utilizar vídeos gratuitos da internet que demonstrem a diversidade de cores no mundo natural.

 

Exploração de Cores e Pigmentos:

   – Duração: 2 aulas (45 minutos cada)

   – Química: Investigar a composição química dos pigmentos e como diferentes substâncias interagem para produzir cores. Os alunos trabalharão em grupos para criar pigmentos a partir de materiais naturais, como beterraba, espinafre e cúrcuma. Vídeos e artigos da Creative Commons sobre reações químicas podem ser utilizados.

   – Arte: Explorar como diferentes civilizações usaram pigmentos naturais na arte e na cultura. Os alunos criarão sua própria paleta de cores e experimentarão técnicas de pintura utilizando os pigmentos produzidos.

 

O Impacto da Luz nas Cores:

   – Duração: 1 aula (45 minutos)

   – Química/Arte: Realizar experimentos práticos que demonstram como a luz afeta a percepção das cores, utilizando lanternas, filtros e materiais coloridos. O objetivo é que os alunos compreendam o fenômeno da refração e da absorção da luz.

   – Metodologia: Organizar uma atividade prática em que os alunos testem diferentes fontes de luz para ver como elas alteram as cores dos objetos em sua volta.

 

Projeto de Arte Final:

   – Duração: 2 aulas (45 minutos cada)

   – Arte: Os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos em um projeto artístico final, que será exibido em uma galeria na escola. Utilizando os pigmentos criados e técnicas de iluminação, eles desenvolverão obras que reflitam suas culturas e experiências pessoais.

   – Feedback e Reflexão: Encorajar os alunos a discutirem seus processos criativos e científicos, o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos no futuro.

Recursos Necessários

– Materiais para criação de pigmentos caseiros (vegetais, água, álcool, etc.)

– Pinceis, papeis e paineis recicláveis

– Lanterna e filtros coloridos reutilizáveis

– Computadores com acesso à internet para acessar materiais abertos

– Softwares gratuitos de edição de imagem e vídeo, como o GIMP ou Lightworks para criar apresentações ou registros dos trabalhos

Orientações para os Professores

– Role do Facilitador: Professores devem atuar como facilitadores, guiando discussões, fornecendo recursos e encorajando a pesquisa e colaboração entre os alunos.

– Avaliação Formativa: Focar em feedback contínuo, destacando as dificuldades e os sucessos ao longo do processo.

– Acomodação de Diferentes Estilos de Aprendizagem: Ofereça opções para que os alunos escolham como desejam demonstrar seu aprendizado (arte visual, relatórios, apresentações).

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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