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Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Língua Inglesa, Tecnologia – Criando Histórias Digitais’. Rodrigo Terra. Publicado em: 15/11/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-lingua-inglesa-tecnologia-criando-historias-digitais/.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para criar histórias digitais ilustradas, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a expressão artística, o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa e a familiaridade com ferramentas tecnológicas entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e criação dos materiais)
  • Ferramentas digitais gratuitas (como Canva, Google Slides, StoryJumper, etc.)
  • Livros e textos em inglês (disponíveis na biblioteca da escola ou online gratuitamente)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais de arte, inglês e tecnologia)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de criar histórias digitais ilustradas e a importância de integrar Arte, Língua Inglesa e Tecnologia.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre a criação de histórias digitais.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe um tema para sua história digital, desenhando um esboço inicial de como irão desenvolver e ilustrar a história em inglês. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Língua Inglesa – Desenvolvendo a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Língua Inglesa pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os elementos de uma boa história em inglês, como enredo, personagens, ambiente e conflito. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar exemplos de boas narrativas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão escrever a versão em inglês de sua história, utilizando livros e textos como referência. Registrar a história no papel ou em dispositivos digitais.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da escrita criativa e da criação de narrativas envolventes.
Aula 3: Arte – Ilustrando a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as histórias desenvolvidas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para ilustrar histórias digitais. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de ilustração de livros infantis e quadrinhos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão ilustrações que acompanhem a história digital, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar desenhos, pinturas ou até pequenas animações.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização das narrativas.
Aula 4: Tecnologia – Criando Histórias Digitais
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades artísticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a tecnologia pode ser usada para criar histórias digitais. Utilizar ferramentas digitais gratuitas como Canva, Google Slides, StoryJumper para mostrar exemplos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão usar as ferramentas digitais para começar a criar suas histórias digitais, incorporando as ilustrações e os textos em inglês. Podem criar livros digitais, apresentações interativas ou vídeos animados.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da tecnologia na criação de experiências educativas e interativas.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição das histórias digitais criadas pelos grupos, incluindo as atividades artísticas, linguísticas e tecnológicas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das histórias digitais para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas em inglês.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Língua Inglesa e Tecnologia na criação e valorização de histórias digitais.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos artísticos, linguísticos e tecnológicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de arte, escrita e criação digital disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a criatividade, a expressão artística, o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa e a familiaridade com a tecnologia.

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