No momento, você está visualizando Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Língua Inglesa, Matemática – Geometria e Arte em Inglês
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Língua Inglesa, Matemática – Geometria e Arte em Inglês’. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/11/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-lingua-inglesa-matematica-geometria-e-arte-em-ingles/.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar conceitos geométricos através da arte e do inglês, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão matemática, a expressão artística e o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Réguas, compasso e outros instrumentos de medição
  • Livros e textos em inglês e português (disponíveis na biblioteca da escola ou online gratuitamente)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e criação dos materiais)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais de arte, matemática e inglês)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de geometria e arte em inglês e a importância de integrar Arte, Língua Inglesa e Matemática.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre geometria na arte e como ela pode ser explorada através do inglês.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe um tema geométrico para explorar (formas, simetria, proporções, etc.), desenhando um esboço inicial de como irão representar esses conceitos artisticamente e utilizando a língua inglesa. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Matemática – Explorando Conceitos Geométricos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Matemática pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os principais conceitos geométricos escolhidos pelos grupos. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar exemplos e aplicações da geometria.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas para identificar e desenhar formas geométricas utilizando réguas, compassos e outros instrumentos de medição. Utilizar dispositivos digitais para pesquisar e registrar descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da geometria na vida cotidiana e nas artes.
Aula 3: Língua Inglesa – Descrevendo Geometria e Arte
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e os conceitos geométricos desenvolvidos na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a Língua Inglesa pode ser usada para descrever conceitos geométricos e artísticos. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar vocabulário específico e exemplos de descrições.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão escrever descrições em inglês dos conceitos geométricos e das representações artísticas que estão desenvolvendo. Podem criar cartazes informativos ou apresentações em inglês.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do aprendizado de inglês para a comunicação global e a compreensão matemática.
Aula 4: Arte – Representando a Geometria
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades matemáticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar conceitos geométricos. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte geométrica.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão obras de arte que representem os conceitos geométricos estudados, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar desenhos, pinturas, esculturas ou até instalações.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da matemática.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades artísticas, matemáticas e linguísticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das representações geométricas e artísticas para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas em inglês.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Matemática e Língua Inglesa na compreensão e valorização dos conceitos geométricos.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos matemáticos, artísticos e linguísticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de geometria, arte e aprendizado de inglês disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a compreensão matemática, a valorização da arte e o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa.

Deixe um comentário