Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Língua Inglesa, Língua Portuguesa – Histórias e Artes em Duas Línguas
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Língua Inglesa, Língua Portuguesa – Histórias e Artes em Duas Línguas’. Rodrigo Terra. Publicado em: 09/11/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-lingua-inglesa-lingua-portuguesa-historias-e-artes-em-duas-linguas/.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para criar histórias bilíngues e representá-las artisticamente, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a expressão artística, o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa e portuguesa e a criatividade entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Livros e textos em inglês e português (disponíveis na biblioteca da escola ou online gratuitamente)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e criação dos materiais)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais de arte, inglês e português)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de criar histórias bilíngues e a importância de integrar Arte, Língua Inglesa e Língua Portuguesa.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre a criação de histórias e suas representações artísticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe um tema para sua história bilíngue, desenhando um esboço inicial de como irão desenvolver e representar essa história artisticamente. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Língua Portuguesa – Desenvolvendo a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Língua Portuguesa pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os elementos de uma boa história em português, como enredo, personagens, ambiente e conflito. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar exemplos de boas narrativas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão escrever a versão em português de sua história, utilizando livros e textos como referência. Registrar a história no papel ou em dispositivos digitais.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da escrita criativa e da criação de narrativas envolventes.
Aula 3: Língua Inglesa – Traduzindo a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e a história em português desenvolvida na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a tradução pode ser usada para criar uma versão em inglês da história. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de traduções literárias.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão traduzir a história para o inglês, utilizando dicionários online e ferramentas de tradução gratuitas. Podem criar cartazes informativos ou apresentações em inglês.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do aprendizado de inglês para a comunicação global e a compreensão cultural.
Aula 4: Arte – Ilustrando a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades linguísticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para ilustrar histórias. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de ilustração de livros infantis e quadrinhos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão ilustrações que acompanhem a história bilíngue, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar desenhos, pinturas ou até pequenas maquetes.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização das narrativas.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades artísticas e linguísticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das histórias bilíngues ilustradas para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Língua Inglesa e Língua Portuguesa na criação e valorização de histórias.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos artísticos e linguísticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de arte, escrita e tradução disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a criatividade, a expressão artística e o desenvolvimento das habilidades linguísticas em português e inglês.

Deixe um comentário