Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, História, Matemática – Explorando a Geometria e a Arte das Civilizações Antigas
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, História, Matemática – Explorando a Geometria e a Arte das Civilizações Antigas’. Rodrigo Terra. Publicado em: 03/11/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-historia-matematica-explorando-a-geometria-e-a-arte-das-civilizacoes-antigas/.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar a geometria e a arte das civilizações antigas, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão histórica, a aplicação de conceitos matemáticos e a expressão artística entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Livros e textos históricos (disponíveis na biblioteca da escola ou online gratuitamente)
  • Réguas, fitas métricas e outros instrumentos de medição
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais de história, arte e matemática)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de explorar a geometria e a arte das civilizações antigas e a importância de integrar Arte, História e Matemática.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre as civilizações antigas e suas contribuições para a arte e a matemática.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe uma civilização antiga para explorar (Egito, Grécia, Roma, etc.), desenhando um esboço inicial de como irão representar essa civilização artisticamente e matematicamente. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: História – Explorando Civilizações Antigas
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a História pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os principais eventos e características das civilizações antigas escolhidas pelos grupos. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar documentos históricos, vídeos e relatos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar pesquisas sobre as civilizações antigas, registrando informações importantes que serão usadas na representação artística e matemática. Utilizar dispositivos digitais para pesquisar e registrar descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do conhecimento histórico para a compreensão do presente.
Aula 3: Matemática – Geometria nas Civilizações Antigas
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as pesquisas históricas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a Matemática pode ser usada para explorar a geometria utilizada nas civilizações antigas. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar conceitos de geometria nas pirâmides egípcias, nos templos gregos, etc.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão usar réguas, fitas métricas e outros instrumentos para calcular as dimensões e proporções das estruturas estudadas, trabalhando com escalas e proporções. Podem criar gráficos e tabelas para registrar os dados.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da matemática na construção de estruturas antigas e na arte dessas civilizações.
Aula 4: Arte – Criando Representações Artísticas
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades matemáticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar as civilizações antigas. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte egípcia, grega, romana, etc.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão obras de arte que representem a civilização estudada, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar desenhos, pinturas, esculturas ou maquetes.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da história e da matemática.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades históricas, artísticas e matemáticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das representações históricas e artísticas para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, História e Matemática na compreensão e valorização das civilizações antigas.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos históricos, artísticos e matemáticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de história, arte e matemática disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a compreensão histórica, a valorização cultural e a aplicação prática da matemática na arte e na história.

Deixe um comentário