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Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Geografia, Tecnologia – Mapas Criativos e Interativos’. Rodrigo Terra. Publicado em: 28/10/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-geografia-tecnologia-mapas-criativos-e-interativos/.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para criar mapas criativos e interativos, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão geográfica, a expressão artística e a aplicação de tecnologias entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Mapa-múndi (pode ser impresso gratuitamente de fontes online)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Sensores simples (podem ser adquiridos a baixo custo ou doados)
  • Placas Arduino ou kits de robótica educativa (podem ser emprestados ou adquiridos a baixo custo)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de mapas criativos e interativos e a importância de integrar Arte, Geografia e Tecnologia.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre cartografia criativa e tecnologia interativa.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe uma região ou tema geográfico para explorar, desenhando um esboço inicial de como irão representar esses elementos artisticamente e tecnologicamente. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Geografia – Explorando Regiões e Temas Geográficos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Geografia pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os principais aspectos geográficos das regiões ou temas escolhidos pelos grupos. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar mapas e informações geográficas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar pesquisas sobre as características geográficas, registrando informações importantes que serão usadas na representação. Utilizar dispositivos digitais para pesquisar e registrar descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da geografia na compreensão das diferentes regiões e temas.
Aula 3: Tecnologia – Introduzindo Interatividade
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as pesquisas geográficas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a tecnologia pode ser usada para criar mapas interativos. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de mapas interativos e uso de sensores simples.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos realizarão atividades práticas para programar sensores simples usando placas Arduino ou kits de robótica educativa, criando interações básicas, como luzes que acendem com toque ou sons que são ativados por movimento.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da tecnologia na criação de experiências interativas e educativas.
Aula 4: Arte – Criando Mapas Artísticos e Interativos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades tecnológicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para criar mapas que sejam ao mesmo tempo informativos, visuais e interativos. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte cartográfica.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão mapas artísticos das regiões ou temas estudados, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Incorporarão os sensores e componentes tecnológicos para tornar os mapas interativos.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da geografia e da tecnologia.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades geográficas, artísticas e tecnológicas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação dos mapas artísticos e interativos para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Geografia e Tecnologia na compreensão e valorização das regiões e temas geográficos.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos geográficos, artísticos e tecnológicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de cartografia, arte e programação disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a compreensão geográfica, a valorização da tecnologia e a expressão artística.

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