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Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Geografia, Matemática – Mapas Artísticos e Medidas do Mundo’. Rodrigo Terra. Publicado em: 24/10/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-geografia-matematica-mapas-artisticos-e-medidas-do-mundo/.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar e representar o mundo através de mapas artísticos e conceitos matemáticos, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão geográfica, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades matemáticas entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Mapa-múndi (pode ser impresso gratuitamente de fontes online)
  • Réguas, fitas métricas e outros instrumentos de medição
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de mapas artísticos e medidas geográficas e a importância de integrar Arte, Geografia e Matemática.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre cartografia e a criação de mapas artísticos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe uma região do mundo para explorar, desenhando um esboço inicial de como irão representar essa região artisticamente e calcular suas medidas. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Geografia – Explorando Regiões do Mundo
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Geografia pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os principais aspectos geográficos das regiões escolhidas pelos grupos. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar mapas e informações geográficas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar pesquisas sobre as características geográficas das regiões, registrando informações importantes que serão usadas na representação. Utilizar dispositivos digitais para pesquisar e registrar descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da geografia na compreensão das diferentes regiões do mundo.
Aula 3: Matemática – Medindo e Calculando
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as pesquisas geográficas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a Matemática pode ser usada para calcular dimensões e proporções das regiões escolhidas. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar conceitos de medidas e escalas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos usarão réguas, fitas métricas e outros instrumentos para calcular as dimensões das regiões representadas em seus mapas, trabalhando com escalas e proporções. Podem criar gráficos e tabelas para registrar os dados.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da matemática na criação de mapas precisos e informativos.
Aula 4: Arte – Criando Mapas Artísticos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades matemáticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para criar mapas que sejam ao mesmo tempo informativos e visualmente atraentes. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de mapas artísticos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão mapas artísticos das regiões estudadas, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem incorporar elementos culturais, naturais e históricos nas representações artísticas.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da geografia e da matemática.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades geográficas, artísticas e matemáticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação dos mapas artísticos e das medidas calculadas para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Geografia e Matemática na compreensão e valorização das regiões do mundo.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos geográficos, artísticos e matemáticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de cartografia, arte e cálculos matemáticos disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a compreensão geográfica, a valorização da matemática e a expressão artística.

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