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Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Tecnologia – Criando um Parque Interativo’. Rodrigo Terra. Publicado em: 16/10/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-educacao-fisica-tecnologia-criando-um-parque-interativo/.


Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para criar um parque interativo na escola, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a expressão artística, a prática de atividades físicas e a aplicação de tecnologias interativas entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Equipamentos esportivos simples (bolas, cones, cordas)
  • Sensores e componentes eletrônicos simples (podem ser adquiridos a baixo custo ou doados)
  • Placas Arduino ou kits de robótica educativa (podem ser emprestados ou adquiridos a baixo custo)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de parque interativo e a importância de integrar Arte, Educação Física e Tecnologia.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre parques interativos e como a tecnologia pode ser integrada ao movimento e à arte.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja seu parque interativo, desenhando um esboço inicial de como irão combinar arte, movimento e tecnologia. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Tecnologia – Introduzindo Sensores e Interatividade
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Tecnologia pode ser incorporada ao parque interativo.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os conceitos de sensores e interatividade, utilizando recursos digitais gratuitos para visualizar exemplos práticos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas para programar sensores simples usando placas Arduino ou kits de robótica educativa, criando interações básicas, como luzes que acendem com movimento ou sons que são ativados por presença.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da tecnologia na criação de experiências interativas.
Aula 3: Educação Física – Movimentando-se no Parque
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do parque interativo e as atividades tecnológicas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a atividade física pode ser integrada ao parque interativo. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de parques que combinam movimento e tecnologia.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão e praticarão atividades físicas que serão realizadas no parque interativo, utilizando o espaço aberto ou a quadra da escola. Podem planejar jogos e brincadeiras que incorporem os sensores e a interatividade criada.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da atividade física e do movimento na saúde e no bem-estar.
Aula 4: Arte – Decorando e Personalizando o Parque
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do parque interativo e as atividades físicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para decorar e personalizar o parque interativo. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte pública e instalações artísticas em parques.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão elementos artísticos para o parque, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem pintar murais, criar esculturas interativas e decorar os equipamentos do parque.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização do ambiente e na criação de espaços convidativos.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição do parque interativo criado pelos grupos, incluindo as atividades tecnológicas, físicas e artísticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação do parque interativo para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas. Os alunos podem demonstrar as interações tecnológicas, as atividades físicas planejadas e as criações artísticas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Educação Física e Tecnologia na criação de espaços inovadores e colaborativos.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos artísticos, físicos e tecnológicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de programação, arte e atividades físicas disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a expressão artística, a prática de atividades físicas e a aplicação prática da tecnologia para criar ambientes interativos e colaborativos.

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