Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa – Histórias em Movimento
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa – Histórias em Movimento’. Rodrigo Terra. Publicado em: 25/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-educacao-fisica-lingua-portuguesa-historias-em-movimento.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para criar e contar histórias utilizando movimento, expressão artística e habilidades linguísticas, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a criatividade, a expressão corporal e o desenvolvimento da Língua Portuguesa entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Livros e textos literários (disponíveis na biblioteca da escola ou online gratuitamente)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Equipamentos esportivos simples (bolas, cones, cordas)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de criar histórias em movimento e a importância de integrar Arte, Educação Física e Língua Portuguesa.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre contação de histórias, movimento e arte.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe um tema ou história para explorar, desenhando um esboço inicial do que irão criar e listando os materiais necessários. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Língua Portuguesa – Criando a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Língua Portuguesa pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os elementos de uma boa história, como enredo, personagens, ambiente e conflito. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar exemplos de contação de histórias.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão escrever a história escolhida, utilizando livros e textos literários como referência. Registrar a história no papel ou em dispositivos digitais.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da escrita criativa e a criação de narrativas envolventes.
Aula 3: Educação Física – Movimentando a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as histórias criadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a atividade física pode ser usada para contar histórias através do movimento. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de teatro físico e dança.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão ensaiar movimentos e coreografias que representem partes da história, utilizando o espaço aberto ou a quadra da escola.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da expressão corporal na contação de histórias e no desenvolvimento físico.
Aula 4: Arte – Ilustrando a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades físicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para ilustrar histórias. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de ilustração de livros infantis e quadrinhos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão ilustrações que acompanhem a história escrita, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar desenhos, pinturas ou até pequenas maquetes.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da narrativa.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo a contação de histórias com movimento e as ilustrações.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das histórias em movimento para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Educação Física e Língua Portuguesa na criação e contação de histórias.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos artísticos, físicos e linguísticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de contação de histórias, arte e atividades físicas disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a criatividade, a expressão corporal e o desenvolvimento da escrita criativa.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário