Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Geografia – Explorando Nosso Bairro
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Geografia – Explorando Nosso Bairro’. Rodrigo Terra. Publicado em: 18/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-educacao-fisica-geografia-explorando-nosso-bairro.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar e representar o bairro dos alunos, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão geográfica, a expressão artística e a prática de atividades físicas entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Mapa do bairro (pode ser impresso gratuitamente de fontes online)
  • Ferramentas de jardinagem (emprestadas ou doadas)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)
  • Equipamentos esportivos simples (bolas, cones, cordas)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de exploração do bairro e a importância de integrar Arte, Educação Física e Geografia.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre mapeamento e atividades físicas ao ar livre.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja sua exploração do bairro, desenhando um esboço inicial do mapa e listando os materiais necessários. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Geografia – Mapeando o Bairro
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano de exploração do bairro e discutir como a Geografia pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os conceitos geográficos relacionados ao mapeamento e à compreensão do espaço urbano. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar mapas e aprender sobre cartografia básica.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar uma caminhada pelo bairro (se possível) ou uma atividade em sala para mapear pontos importantes, como parques, escolas e ruas. Utilizar dispositivos digitais para registrar observações.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da geografia para a compreensão do espaço onde vivemos.
Aula 3: Educação Física – Explorando o Bairro em Movimento
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano de exploração do bairro e as atividades geográficas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar a importância da atividade física na exploração do ambiente. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar diferentes tipos de atividades físicas que podem ser realizadas ao ar livre.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos participarão de atividades físicas no bairro, como caminhadas, corridas leves e brincadeiras tradicionais. Podem também criar jogos que envolvam a exploração do espaço mapeado.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da atividade física para a saúde e a exploração do espaço urbano.
Aula 4: Arte – Representando o Bairro
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano de exploração do bairro e as atividades físicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar e valorizar o bairro. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte urbana e comunitária.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão representações artísticas do bairro, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como pinturas de murais e esculturas feitas de materiais encontrados no bairro.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização do ambiente local.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos geográficos, artísticos e físicos realizados pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das explorações do bairro para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Educação Física e Geografia na compreensão e valorização do ambiente onde vivemos.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos geográficos, artísticos e físicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de mapeamento, arte e atividades físicas disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a exploração geográfica, a expressão artística e a prática de atividades físicas para a saúde e bem-estar.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário