Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Música – A Sinfonia da Natureza
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Música – A Sinfonia da Natureza’. Rodrigo Terra. Publicado em: 13/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-ciencias-musica-a-sinfonia-da-natureza.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para criar uma sinfonia inspirada na natureza, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão científica, a expressão artística e a apreciação musical entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Instrumentos musicais simples (pode ser construído com materiais recicláveis)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)
  • Elementos naturais (pedras, folhas, gravetos)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de sinfonia da natureza e a importância de integrar Arte, Ciências e Música.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre como a natureza pode inspirar a arte e a música.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja sua sinfonia da natureza, desenhando um esboço inicial e listando os materiais necessários. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Ciências – Explorando Sons da Natureza
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano da sinfonia da natureza e discutir como a Ciência pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os conceitos científicos relacionados aos sons da natureza, como os sons produzidos por diferentes elementos naturais e seus impactos ambientais. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar e ouvir esses sons.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar uma caminhada ao ar livre (se possível) ou uma atividade em sala para identificar e registrar sons naturais. Utilizar dispositivos digitais para gravar os sons.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância dos sons naturais para a compreensão do meio ambiente.
Aula 3: Arte – Representando a Natureza
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano da sinfonia da natureza e as atividades científicas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar a natureza e inspirar a criação musical. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte inspirada na natureza.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão representações artísticas da natureza utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como pinturas de paisagens sonoras e esculturas com elementos naturais.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização e preservação da natureza.
Aula 4: Música – Compondo a Sinfonia da Natureza
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano da sinfonia da natureza e as atividades artísticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Discutir a importância da música na expressão dos sons da natureza. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de composições musicais inspiradas na natureza.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos utilizarão os sons gravados e os instrumentos musicais simples para compor uma sinfonia da natureza. Podem também criar instrumentos musicais com materiais recicláveis.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação das composições musicais e discussão sobre a experiência de criação musical inspirada na natureza.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos científicos, artísticos e musicais realizados pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das sinfonias da natureza para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Ciências e Música na valorização da natureza.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos científicos, artísticos e musicais. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de gravação de sons, arte e música disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a curiosidade científica, a expressão artística e a apreciação musical.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário