Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Matemática – Construindo uma Cidade Sustentável
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Matemática – Construindo uma Cidade Sustentável’. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-ciencias-matematica-construindo-uma-cidade-sustentavel.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para construir uma maquete de uma cidade sustentável, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão científica, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades matemáticas entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papelão, garrafas PET e outros materiais recicláveis
  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Régua, fita métrica, tesoura e cola
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de cidade sustentável e a importância de integrar Arte, Ciências e Matemática.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre sustentabilidade urbana e design ecológico.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja sua cidade sustentável, desenhando um esboço inicial e listando os materiais necessários. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Ciências – Conceitos de Sustentabilidade
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano da cidade sustentável e discutir como a Ciência pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar conceitos científicos relacionados à sustentabilidade urbana, como energias renováveis, reciclagem e gestão de resíduos. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar processos científicos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas relacionadas à sustentabilidade, como a criação de mini sistemas de energia solar ou compostagem usando materiais recicláveis.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da ciência na construção de cidades sustentáveis.
Aula 3: Matemática – Medidas e Proporções
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano da cidade sustentável e as atividades científicas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a matemática é essencial para o planejamento urbano, abordando conceitos de medidas, proporções e escalas. Utilizar recursos digitais gratuitos para praticar cálculos matemáticos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos calcularão as dimensões das estruturas da cidade, usando régua, fita métrica e escalas para criar maquetes proporcionais.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da matemática no planejamento e construção de cidades.
Aula 4: Arte – Representando a Cidade Sustentável
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano da cidade sustentável e as atividades matemáticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar e valorizar o design urbano sustentável. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte e design urbano.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão as maquetes de suas cidades sustentáveis, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, e aplicando conceitos artísticos para decorar e finalizar as estruturas.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na visualização e valorização da sustentabilidade.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição das maquetes e trabalhos realizados pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Ciências e Matemática na construção de uma cidade sustentável.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos científicos, artísticos e matemáticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de sustentabilidade urbana, arte e matemática disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a curiosidade científica, a expressão artística e o desenvolvimento do raciocínio matemático.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário