Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Língua Portuguesa – O Jardim das Palavras
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Língua Portuguesa – O Jardim das Palavras’. Rodrigo Terra. Publicado em: 09/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-ciencias-lingua-portuguesa-o-jardim-das-palavras.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para criar um “Jardim das Palavras”, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão científica, a expressão artística e o desenvolvimento da Língua Portuguesa entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)
  • Sementes e mudas (gratuitas ou doadas)
  • Solo e ferramentas de jardinagem (emprestadas ou doadas)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de jardim literário e a importância de integrar Arte, Ciências e Língua Portuguesa.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre a criação de jardins e a relação entre natureza e literatura.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja seu jardim literário, escolhendo as plantas e as palavras ou frases inspiradoras para incluir. Utilizar papel reciclado para desenhar os planos e listar os materiais necessários.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Ciências – Explorando o Jardim
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do jardim literário e discutir como a Ciência pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os conceitos científicos relacionados à botânica e à ecologia, como o ciclo de vida das plantas e a importância da biodiversidade. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar processos científicos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas relacionadas ao plantio e cuidado das plantas, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Registrar as etapas com fotos e anotações.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da ciência para a compreensão e manutenção do jardim.
Aula 3: Arte – Representando o Jardim Literário
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do jardim e as atividades científicas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar e valorizar o jardim literário. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte inspirada na natureza e na literatura.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão representações artísticas do jardim, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como placas decorativas com palavras inspiradoras e desenhos das plantas.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização científica e literária.
Aula 4: Língua Portuguesa – Criando Histórias e Poemas
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do jardim literário e as atividades artísticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Discutir a importância da Língua Portuguesa na expressão de ideias e sentimentos. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de poesias e histórias inspiradas na natureza.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades de escrita criativa, como a criação de poemas, histórias curtas ou descrições inspiradas no jardim. Utilizar dispositivos digitais para pesquisar palavras e ideias.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação das produções literárias e discussões sobre a inspiração e o processo de escrita.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos científicos, artísticos e literários realizados pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Ciências e Língua Portuguesa na valorização do conhecimento e da criatividade.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos científicos, artísticos e literários. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de jardinagem, arte e literatura disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a curiosidade científica, a expressão artística e o desenvolvimento da escrita criativa.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário