Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, História – Descobrindo e Representando Nossos Antepassados
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, História – Descobrindo e Representando Nossos Antepassados’. Rodrigo Terra. Publicado em: 04/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-ciencias-historia-descobrindo-e-representando-nossos-antepassados.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para estudar e representar a história e a ciência dos antepassados através da arte, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão histórica, a exploração científica e a expressão artística entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Ferramentas de jardinagem (emprestadas ou doadas)
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de estudo dos antepassados e a importância de integrar História, Ciências e Arte.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre a vida e cultura dos antepassados.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja seu estudo, escolhendo uma civilização ou período histórico para explorar. Utilizar papel reciclado para desenhar os planos e listar os materiais necessários.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: História dos Antepassados
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano de estudo e discutir como a História pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar a importância do estudo da História para entender a vida e a cultura dos antepassados. Mostrar exemplos de artefatos históricos através de imagens e vídeos gratuitos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Utilizando recursos digitais gratuitos como artigos e documentários, os alunos irão pesquisar sobre a civilização ou período histórico escolhido, registrando suas descobertas em papel reciclado.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do conhecimento histórico para a compreensão do presente.
Aula 3: Ciências e os Antepassados
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano de estudo e as pesquisas históricas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Discutir os conceitos científicos envolvidos no estudo dos antepassados, como arqueologia e paleontologia. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar processos científicos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas relacionadas à ciência dos antepassados, como a criação de réplicas de artefatos utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Registrar as etapas com fotos e anotações.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da ciência na descoberta e preservação da história.
Aula 4: Arte e Representação dos Antepassados
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano de estudo e as atividades científicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar e valorizar a história e a ciência dos antepassados. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte histórica.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão representações artísticas dos antepassados, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como pinturas rupestres e esculturas de barro.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na preservação histórica.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos históricos, científicos e artísticos realizados pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Ciências e História na valorização da cultura e do conhecimento.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos históricos, artísticos e científicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de história e ciência disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a preservação histórica, a curiosidade científica e a expressão artística.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário