Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Geografia – Mapeamento Cultural Sustentável
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Geografia – Mapeamento Cultural Sustentável’. Rodrigo Terra. Publicado em: 02/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-ciencias-geografia-mapeamento-cultural-sustentavel.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto de mapeamento cultural sustentável na escola, integrando conhecimentos de Arte, Ciências e Geografia, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a valorização cultural, a consciência ambiental e o trabalho colaborativo entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Mapas impressos (gratuitos ou doados)
  • Ferramentas de jardinagem (emprestadas ou doadas)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Plantas e sementes (gratuitas ou doadas)
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de mapeamento cultural e sustentabilidade.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre mapeamento cultural e sustentabilidade.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja seu mapeamento cultural, escolhendo um local ou elemento cultural da comunidade para estudar. Utilizar papel reciclado para desenhar os planos.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Geografia no Mapeamento Cultural
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do mapeamento cultural e discutir como a Geografia pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar a importância da Geografia no entendimento dos espaços culturais e ambientais. Mostrar exemplos de mapas culturais através de imagens e vídeos gratuitos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Utilizando mapas impressos e ferramentas digitais gratuitas como Google Earth, os alunos irão identificar e marcar os locais de interesse cultural em sua comunidade.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da localização geográfica na preservação cultural e ambiental.
Aula 3: Arte no Mapeamento Cultural
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do mapeamento cultural e os mapas geográficos criados na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar e valorizar os elementos culturais mapeados. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte pública e cultural.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão representações artísticas dos elementos culturais mapeados, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização cultural.
Aula 4: Ciências e Sustentabilidade no Mapeamento Cultural
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do mapeamento cultural e as atividades artísticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Discutir os conceitos científicos envolvidos na sustentabilidade e na preservação cultural, como biodiversidade e reciclagem. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar processos científicos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas relacionadas à sustentabilidade, como a criação de jardins verticais ou a reciclagem de materiais. Registrar as etapas com fotos e anotações.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da ciência na preservação cultural e ambiental e os próximos passos para manutenção do projeto.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos mapas culturais, representações artísticas e atividades científicas realizadas pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Ciências e Geografia na valorização cultural e ambiental.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos geográficos, artísticos e científicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de mapeamento cultural e sustentabilidade disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como sustentabilidade, valorização cultural e colaboração comunitária.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário