Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Educação Física – Jardim Sustentável
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Educação Física – Jardim Sustentável’. Rodrigo Terra. Publicado em: 30/08/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-ciencias-educacao-fisica-jardim-sustentavel.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um jardim sustentável na escola, integrando conhecimentos de Arte, Ciências e Educação Física, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a consciência ambiental, a criatividade e o trabalho em equipe entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Sementes de plantas (gratuitas ou doadas)
  • Garrafas PET e outros recipientes reutilizáveis
  • Solo e composto orgânico (pode ser produzido pelos alunos)
  • Ferramentas de jardinagem (emprestadas ou doadas)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão holística e interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando o conceito de um jardim sustentável e os objetivos das atividades.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre sustentabilidade e jardins comunitários.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja seu jardim, escolhendo as plantas, definindo a disposição dos canteiros e listando os materiais necessários. Utilizar papel reciclado para desenhar os planos.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Arte no Jardim Sustentável
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do jardim e discutir como a arte pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar a importância da estética e da criatividade na construção do jardim. Mostrar exemplos de arte em jardins através de imagens e vídeos gratuitos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Utilizando garrafas PET e outros materiais reutilizáveis, os alunos criarão vasos decorativos e placas para identificar as plantas. As tintas e pincéis serão usados para personalizar esses itens.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a experiência.
Aula 3: Plantio e Ciências no Jardim
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do jardim e os itens artísticos criados na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar os conceitos científicos envolvidos no plantio, como fotossíntese, ciclo da água e compostagem. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualização de processos científicos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar o plantio das sementes nos vasos e canteiros planejados, utilizando o composto orgânico produzido pelos alunos. Registrar as etapas do plantio com fotos e anotações.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e os próximos passos para manutenção do jardim.
Aula 4: Educação Física e Manutenção do Jardim
  • Preparação (10 minutos): Discussão sobre a importância da atividade física e seu papel na manutenção do jardim.
  • Introdução (10 minutos): Apresentar atividades físicas que podem ser realizadas no contexto do jardim, como capinar, regar as plantas e preparar novos canteiros. Utilizar vídeos gratuitos de técnicas de jardinagem.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos participam ativamente na manutenção do jardim, realizando as atividades físicas discutidas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão sobre a importância da atividade física na manutenção de um jardim sustentável e na saúde pessoal.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos científicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de jardinagem e arte sustentável disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como sustentabilidade, trabalho em equipe e criatividade.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário