O que você vai ver neste post:
- Resumo
- Objetivo geral
- Objetivos específicos
- Conteúdo programático
- Material
- Metodologia de ensino
- Avaliação
- Referências para os alunos
- Referências para os professores
- Resumo
Nº de Aulas | Componente curricular |
Carga Horária | Nível | Série | |
3 aulas | Ciências | 50 min (cada aula) | Ensino Fundamental | 8º ano |
- Objetivo geral
O objetivo desta aula é introduzir conceitos de eletricidade básica com atividades práticas, utilizando-se de conceitos de Tinkering e do Maker. Ao final destas 03 aulas os alunos poderão identificar elementos essenciais para a montagem e o funcionamento de circuitos elétricos.
- Objetivos específicos
O objetivo específico desta aula será o de trabalhar os conceitos iniciais de circuito elétrico, corrente elétrica e transformação de energia. Como referência, tem-se a habilidade EF08CI02, do BNCC: Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
Conheça mais sobre o BNCC e as Competências Gerais, com sugestões de atividades.
- Conteúdo programático
AULA 01
- Motivação inicial (~4min) – Apresentação dos componentes eletrônicos a serem utilizados, que são:
- Apresentação da proposta (~2 min) – Apresentar a proposta de atividade tinkering .
- Atividade tinkering (~40 min) – Neste momento, os alunos são convidados a explorar e montar seus aparatos eletrônicos livremente. Por experiência ao se iniciar a atividade a maioria dos alunos fica com receio de testar algumas possibilidades, como por exemplo, o medo de testar algo com a pilha e queimá-lo. Ao começarem a entender o funcionamento de cada componente, bem como das possibilidades de criação a partir destes componentes, os alunos conseguem vencer este receio e a atividade se desenvolve muito bem.
- Fechamento (~4 min) – O fechamento se dá para que os alunos entendam que a aula precisa ser finalizada. Neste momento o professor responsável pela aula deve falar de maneira rápida tudo o que foi trabalhado durante a aula. Não há necessidade de se aprofundar sobre conceitos trabalhados.
AULA 02
- Retomada da atividade anterior (~3 min) – O professor responsável pela aula deve retomar o que foi feito no encontro anterior.
- Motivação inicial (~4 min) – A motivação inicial deste encontro consiste em propor quatro ou cinco desafios para que os alunos montem durante a aula, utilizando-se dos recursos explorados na aula anterior. Neste momento os alunos já se apropriaram dos funcionamentos dos componentes eletrônicos, portanto os desafios poderão ser colocados para que, em grupos de 4 ou 5 alunos (próximo passo), desenvolvam suas propostas para solucioná-los. As propostas são:
Construção de um teleférico para movimentar um bondinho de um ponto a outro da sala, construção de uma Roda Gigante para transportar assentos com segurança, construção de um Moinho de vento de para ligar um LED, a construção de um Carrinho que se movimenta de forma controlada e a construção de um Lançador de avião de papel.
- Montagem dos grupos e início das atividades maker (~40 min) – Será neste momento que os alunos irão se separar em grupos e iniciar suas atividades maker.
- Fechamento (~3 min) – O fechamento se dá para que os alunos entendam que a aula precisa ser finalizada. Neste momento o professor responsável pela aula deve falar de maneira rápida tudo o que foi trabalhado durante a aula. Não há necessidade de se aprofundar sobre conceitos trabalhados.
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AULA 03
- Finalização dos desafios (~30 min) – Caso seja necessário mais um tempo para que os alunos finalizem suas propostas para o desafio, utilize esse tempo.
- Apresentação das soluções (~15 min) – Aqui os alunos deverão apresentar para a sala suas ideias, desafio escolhido e o que foi desenvolvido para solucionar tal desafio.
- Fechamento (~5 min) – O fechamento se dá para que os alunos entendam que a aula precisa ser finalizada. Neste momento o professor responsável pela aula deve falar de maneira rápida tudo o que foi trabalhado durante as três aulas, além de destacar outras habilidades que foram desenvolvidas neste processo, como o de exploração livre, planejamento e trabalho em grupo.
- Material
Pilha moeda (3,0 V), LEDs coloridos, motores elétricos de corrente contínua (3,0 V a 6,0 V) e materiais diversos como palito de sorvete de madeira, cola quente, elásticos, papel colorido, tesoura, canetinhas e lápis de colorir, entre outros materiais de papelaria que podem ficar à disposição dos alunos.
- Metodologia de ensino
A abordagem tinkering tem como proposta a livre exploração os recursos disponíveis, o que vai acontecer durante a aula 01. Segundo o “Guia do Educador Tinkering”, o termo tinkering não tem uma tradução direta para o português do Brasil, conceitualmente uma pessoa pode ser considerada “Tinkerer” quando conserta ou inventa coisas de forma livre. O tinkering se propõe a brincar enquanto se apropria do seu entorno, bem como das ferramentas e suas funções, também chamado de Aprendizagem Criativa.
A abordagem maker tem como objetivo o desenvolvimento de um produto ao final do processo, ou seja, do D.I.Y. – Do It Yourself (Faça Você Mesmo), o que vai acontecer durante a aula 02 e 03. Aqui os alunos irão se dividir em grupos e planejar o desenvolvimento de uma solução para os desafios colocados. O professor responsável passa a ser um mediador ou facilitador, o que significa auxiliar sem influenciar na ideia inicial, o que permite verificar o que os alunos sabem ou não sabem, bem como se apresentam, ou não, dificuldades durante esta parte processo.
Ambas as metodologias são consideradas ativas e muito parecidas, vale deixar claro que a diferença entre elas é que o maker precisa chegar em um protótipo, já o tinkering, não.
- Avaliação
Na primeira aula os alunos serão avaliados por suas participações durante todo o processo tinkering, ou seja, de tomar conhecimento e de manuseio dos componentes eletrônicos. Já na segunda / terceira aula os alunos terão como objetivo o cumprimento dos desafios apresentados no início da segunda aula, logo a avaliação do aprendizado se dará no momento em que os grupos apresentarem suas soluções. Como a proposta da aula 02 e 03 é maker, ou seja, mão na massa, o professor responsável poderá averiguar a participação de todos durante este momento, também.
Portanto, teremos duas avaliações: A participação de cada aluno nas três aulas e a solução proposta pelo grupo ao final da segunda ou terceira aula. Como o objetivo é que ao final destas três aulas os alunos tenham a compreensão do funcionamento de circuitos elétricos, pilhas, LEDs e motores, a apresentação irá garantir que os alunos aprenderam a manusear estes componentes eletrônicos individualmente e em conjunto.
- Referências para os alunos
- Meu primeiro circuito – https://tinkerlab.com.br/desafio/meu-primeiro-circuito
- Como funciona um circuito sem fio? – http://tinkerlab.com.br/desafio/como-funciona-um-circuito-sem-fio
- Referências para os professores
- O que é tinkering? – Steam 4 kids – Link da página: http://steam4kids.com.br/o-que-e-tinkering/
- Rernick, M. e Rosenbaum, E. – “Design para a exploração criativa” – MIT Media Lab – Link do artigo: https://learn.media.mit.edu/lcl/resources/readings/designing-for-tinkerability.pt.pdf
- Petrich, M.; Wilkinson, K. e Bevan, B. – “Parece divertido, mas será que estão aprendendo?” – Link do artigo: https://learn.media.mit.edu/lcl/resources/readings/it-looks-like-fun.pt.pdf
- Guia do Educador Tinkering – Link do artigo: https://issuu.com/evoluir/docs/guia_educador_tinkering
Crédito pela imagem: Abstract vector created by macrovector – Freepik
Como referenciar este post: Eletricidade e Circuitos com Tinkering e Maker. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 11/5/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/tecnologia/eletricidade-e-circuitos-com-tinkering-e-maker/).