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Como referenciar este texto: Dilemas Éticos com Veículos Autônomos: Plano de Aulas Interdisciplinar com a Máquina Moral. Rodrigo Terra. Publicado em: 17/06/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/dilemas-eticos-com-veiculos-autonomos-plano-de-aulas-interdisciplinar-com-a-maquina-moral.


Conteúdos dessa postagem

Objetivo

Os alunos devem compreender os dilemas morais associados a veículos autônomos e como as decisões automatizadas afetam a sociedade. Eles também devem analisar como diferentes culturas lidam com essas situações.

O plano de duas aulas, consiste em:

  • Primeira aula: Cada professor envolvido com a proposta, trabalhará seu conteúdo individualmente durante sua própria aula.
  • Segunda aula: Acontecerá um debate, envolvendo a participação de todos os professores e os alunos.

Recursos

Aula 1

Disciplinas Envolvidas

  1. Filosofia: Ética, moral e a teoria de dilemas morais.
  2. Sociologia: Diversidade cultural e a percepção moral nas diferentes sociedades.
  3. Matemática: Análise de dados das respostas coletadas e interpretação de estatísticas.
  4. Língua Portuguesa: Elaboração de redações e argumentações sobre as decisões tomadas.

→ Filosofia

  1. Introdução aos Conceitos (10 minutos): O professor pode começar apresentando a diferença entre ética e moral, proporcionando uma visão inicial desses conceitos para os alunos. Ele pode explicar que a ética é o estudo dos princípios filosóficos que norteiam a conduta humana, enquanto a moral refere-se às normas e padrões de comportamento estabelecidos pela sociedade.

  2. Teoria dos Dilemas Morais (15 minutos): Depois de estabelecer essa base, introduza a teoria dos dilemas morais. Forneça exemplos práticos que estimulem a discussão entre os alunos, como o clássico “dilema do bonde” (trolley problem), onde há uma escolha entre desviar o bonde para uma rota com menos vítimas ou deixá-lo seguir no trajeto atual com mais pessoas em risco. O professor pode conduzir essa etapa através de perguntas, incentivando os alunos a refletirem sobre seus próprios valores e justificativas para diferentes decisões.

  3. Aplicação na Máquina Moral (15 minutos): Após essa introdução, oriente os alunos a explorarem a Máquina Moral e a tomarem decisões com base nos dilemas apresentados. Enquanto os alunos respondem às simulações, o professor deve incentivá-los a anotar as razões que motivaram cada escolha, conectando-as com os conceitos filosóficos discutidos anteriormente.

  4. Discussão Filosófica (10 minutos): Organize uma discussão de grupo, onde os alunos compartilham as decisões tomadas e as justificativas por trás delas. O professor deve mediar o debate, destacando como diferentes princípios éticos, como utilitarismo, deontologia e ética das virtudes, podem influenciar a tomada de decisão nesses dilemas.

  5. Síntese e Reflexão (Opcional, como Tarefa de Casa): Peça aos alunos para produzirem uma redação ou apresentação sobre os princípios éticos que influenciaram suas decisões, relacionando-as com a moral estabelecida pela sociedade. Eles também podem ser incentivados a refletir sobre como a cultura afeta os dilemas morais, ajudando-os a compreender que a ética não é universal, mas muitas vezes moldada por diferentes perspectivas culturais.

Com essa abordagem, o professor possibilita uma compreensão sólida e envolvente dos dilemas morais, usando a Máquina Moral para conectar conceitos filosóficos à prática e estimulando os alunos a refletirem criticamente sobre suas escolhas éticas.

→ Sociologia

  1. Introdução à Diversidade Cultural (10 minutos): O professor pode começar explicando o conceito de diversidade cultural, destacando como diferentes valores, normas e práticas sociais são moldados pelas tradições, religiões e história de cada sociedade. Forneça exemplos de como essas diferenças culturais se refletem no modo como diferentes grupos sociais tomam decisões e percebem o que é moralmente correto.

  2. Explorando a Percepção Moral nas Sociedades (15 minutos): Introduza a ideia de que percepções morais variam de acordo com fatores socioculturais, como religião, política e contexto histórico. Utilize dados e exemplos que ilustrem essa diversidade, mostrando como questões como gênero, idade, posição social e orientação política influenciam as opiniões éticas em diferentes partes do mundo.

  3. Aplicação na Máquina Moral (15 minutos): Oriente os alunos a experimentarem a Máquina Moral, refletindo sobre como a cultura influencia suas decisões. Explique que a ferramenta coleta dados de diferentes países para entender padrões culturais nas respostas dadas. Peça aos estudantes que façam uma autoanálise sobre como suas próprias crenças e valores influenciam suas escolhas nos dilemas propostos.

  4. Discussão Sociológica (10 minutos): Organize uma discussão de grupo para que os alunos compartilhem suas experiências e analisem os resultados coletados pela Máquina Moral. Incentive-os a relacionar os padrões percebidos com os contextos culturais de cada grupo. Perguntas como “Vocês notaram diferenças significativas entre as respostas? Por que certos grupos podem priorizar diferentes decisões morais?” podem estimular uma análise mais profunda.

  5. Síntese e Reflexão (Opcional, como Tarefa de Casa): Solicite aos alunos que produzam um pequeno ensaio ou apresentação sobre a influência da cultura nas percepções morais. Eles podem comparar as suas escolhas na Máquina Moral com padrões culturais encontrados nas pesquisas sociológicas, elaborando exemplos sobre como diferentes sociedades podem priorizar princípios morais de forma distinta.

Essa abordagem ajudará os estudantes a compreenderem como os valores culturais influenciam os dilemas morais, tornando-os mais conscientes da diversidade de perspectivas e como os problemas éticos não são universais, mas dependem do contexto social de cada grupo.

→ Matemática

  1. Introdução aos Conceitos Estatísticos (10 minutos): O professor pode começar explicando os conceitos fundamentais de estatística, como média, mediana, moda e desvio padrão. Explique a importância desses conceitos para compreender a distribuição de respostas coletadas. Dê exemplos de como os dados são usados para identificar padrões e entender as tendências gerais.

  2. Coleta de Dados na Máquina Moral (15 minutos): Instrua os alunos a completarem as simulações da Máquina Moral, focando nas escolhas feitas em cada dilema moral apresentado. Oriente-os a registrar as respostas individuais para que possam ser comparadas posteriormente.

  3. Organização e Análise de Dados (15 minutos): Em grupos ou individualmente, peça aos alunos para organizarem os dados coletados. Eles podem utilizar planilhas eletrônicas ou papel, aplicando os conceitos estatísticos discutidos anteriormente. Ajude os estudantes a calcular a média das respostas para cada cenário, identificar a mediana e analisar a variação das respostas entre os alunos.

  4. Interpretação Estatística (10 minutos): Após a análise, promova uma discussão sobre os resultados encontrados. Pergunte aos alunos o que os dados indicam sobre as tendências nas decisões dos dilemas morais. Eles podem ser incentivados a observar padrões culturais ou de gênero, por exemplo, que possam ter afetado as decisões.

  5. Visualização dos Dados (Opcional, como Tarefa de Casa): Solicite aos estudantes que elaborem gráficos ou outras formas visuais para representar as estatísticas coletadas. Isso ajudará a visualizar os padrões observados, permitindo que compreendam melhor as tendências gerais. Eles podem também fornecer uma breve interpretação dos resultados, explicando suas possíveis implicações.

Essa abordagem permitirá que os alunos pratiquem a análise estatística aplicada, usando dados reais para identificar padrões e tendências, e compreendam como a estatística pode ser usada para apoiar a tomada de decisões éticas e a análise crítica dos problemas morais.

→ Língua Portuguesa

  1. Introdução à Estrutura Textual (10 minutos): O professor pode começar explicando a estrutura de uma redação argumentativa, destacando como desenvolver uma tese, construir parágrafos claros com argumentos sólidos e finalizar com uma conclusão que resuma e reforce a posição defendida. Ele deve ilustrar a importância de uma linguagem clara e objetiva para a elaboração de textos bem estruturados.

  2. Redação Argumentativa sobre Dilemas Morais (15 minutos): Oriente os alunos a elaborarem redações argumentativas defendendo ou criticando as decisões que tomaram na Máquina Moral. Eles devem articular seus argumentos, baseando-se em diferentes perspectivas éticas e culturais discutidas anteriormente. Forneça exemplos de conectores argumentativos e peça que utilizem evidências claras para reforçar suas posições.

  3. Desenvolvimento de Argumentação Oral (10 minutos): Organize grupos para que os alunos pratiquem a argumentação oral, compartilhando suas redações e discutindo os argumentos. Isso lhes dará a chance de organizar melhor suas ideias e ajustar suas redações de acordo com o feedback recebido.

  4. Roteiro do Vídeo (15 minutos): Se os alunos estiverem produzindo vídeos como parte das atividades, oriente-os a criar um roteiro estruturado. Explique como um bom roteiro é semelhante a um texto argumentativo, com uma introdução que estabelece o tema, argumentos claros que sustentem a tese e uma conclusão que deixe uma mensagem para o espectador. Peça que incluam uma narração, perguntas instigantes e uma progressão lógica das ideias.

  5. Revisão e Refinamento (Opcional, como Tarefa de Casa): Solicite que os alunos revisem suas redações e roteiros para assegurar que a estrutura argumentativa esteja clara e precisa. Eles podem trocar trabalhos entre si para fornecer feedback e identificar possíveis áreas de melhoria.

Essa abordagem permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de escrita e argumentação, aprendendo a organizar suas ideias de forma clara e persuasiva. Além disso, a produção de roteiros vai ajudá-los a explorar uma comunicação mais criativa, aprimorando sua capacidade de criar narrativas e transmitir mensagens convincentes sobre decisões morais complexas.

Aula 2

  1. Debate (50 minutos): Organize um debate entre os grupos, onde cada grupo representará diferentes perspectivas baseadas nas respostas fornecidas durante a simulação da Máquina Moral. Cada grupo deve preparar uma breve apresentação, detalhando suas justificativas para as decisões tomadas nos dilemas propostos. Incentive os grupos a defender suas posições com argumentos sólidos, fazendo referências aos princípios éticos discutidos anteriormente, como utilitarismo, deontologia e ética das virtudes. Os professores envolvidos podem atuar como mediadores, assegurando que cada grupo tenha a chance de expor suas ideias e incentivando os alunos a desafiar as posições opostas, sempre de forma respeitosa.

  2. Análise de Dados e Estatísticas (pós discussão): Após o debate, conduza uma sessão para analisar as respostas coletadas durante a simulação. Alunos com habilidades em Matemática podem criar gráficos e tabelas que representem estatisticamente as decisões tomadas. Trabalhem juntos para identificar padrões, como preferências culturais, variações de acordo com o gênero, idade ou outras características demográficas. Incentive os alunos a refletir sobre o significado desses padrões, perguntando:

    • Quais padrões foram observados?
    • Como esses padrões se relacionam com as variáveis culturais ou sociais?
    • Que influências éticas foram percebidas nas decisões?

Para concluir, oriente os alunos a escrever uma breve análise das estatísticas geradas, destacando os padrões observados e fornecendo possíveis explicações para essas tendências.

Essas atividades não apenas reforçarão os conceitos aprendidos, mas também promoverão a aplicação prática de habilidades de análise e argumentação, além de encorajar uma compreensão mais profunda dos dilemas morais através de um enfoque interdisciplinar.

Atividades Complementares

  • Pesquisa de Campo:
    • Preparação de Perguntas (20 minutos): Os alunos criam um questionário para coletar opiniões sobre dilemas morais. As perguntas devem ser cuidadosamente formuladas para capturar as nuances das decisões das pessoas e comparar diferentes cenários hipotéticos.
    • Entrevistas (60 minutos): Cada estudante entrevista amigos, familiares e membros da comunidade, perguntando como responderiam aos dilemas apresentados. Os alunos devem anotar as respostas e também observar se há diferenças relacionadas à idade, gênero ou outras variáveis demográficas.
    • Análise e Apresentação (30 minutos): Organize os alunos em grupos para comparar os dados coletados e identificar padrões. Cada grupo pode apresentar suas descobertas para a turma, destacando tendências interessantes e interpretando as variações culturais, sociais e éticas encontradas.

 

  • Produção de Vídeo:
    • Planejamento (10 minutos): Cada grupo define um cenário específico de dilema moral envolvendo veículos autônomos, que será recriado no vídeo. Os estudantes elaboram um roteiro, organizando a estrutura narrativa para incluir uma introdução ao problema, desenvolvimento com diferentes perspectivas e uma conclusão que destaque a decisão final.
    • Filmagem (30 minutos): Os alunos escolhem diferentes locais e personagens para representar a simulação, atuando como pedestres, passageiros ou condutores. Cada grupo deve encenar o dilema de forma realista, simulando a tomada de decisão do veículo autônomo.
    • Edição (60 minutos): Usando software de edição, os grupos trabalham para criar um vídeo coerente, incluindo gráficos, narração e legendas para contextualizar o cenário. Eles podem adicionar informações sobre as implicações éticas do dilema moral escolhido e propor perguntas reflexivas ao final para fomentar o debate.

 

  • Análise de Dados:
    • Coleta de Dados (20 minutos): Os grupos analisam as respostas fornecidas durante as simulações na Máquina Moral, coletando dados quantitativos e qualitativos sobre as escolhas feitas pelos alunos e comparando-as com as entrevistas da pesquisa de campo.
    • Organização dos Dados (30 minutos): Usando planilhas eletrônicas, cada grupo organiza os dados para calcular médias, distribuições e variações de cada escolha, correlacionando-as com variáveis demográficas, como idade e gênero.
    • Visualização e Interpretação (30 minutos): Os alunos criam gráficos, diagramas ou tabelas para representar visualmente as estatísticas coletadas. Depois, discutem os padrões observados e elaboram explicações para esses resultados. A interpretação final pode ser apresentada em um relatório ou apresentação multimídia, concluindo com uma análise crítica sobre como a sociedade percebe os dilemas morais associados aos veículos autônomos.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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