O que você vai ver neste post:
Objetivo
O objetivo deste post é o de desenvolver um programa em Scratch para desenhar polígonos regulares de até 11 lados.
A proposta de ser até 11 lados é por uma questão do tamanho display do Scratch na tela. Após alguns testes, fiz ajustes e constatei que com as medidas propostas aqui é possível ver – de forma satisfatória – polígonos regulares de 3 até 11 lados.
Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.
Programação
A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:
INÍCIO
Apagar desenhos anteriores ao iniciar.
Posicionar o Gato horizontalmente no centro, mas abaixo em 75 pixels (y = -75)
manter a direção do gato em 90º com relação ao eixo y.
Interagir com o usuário, dizendo que o programa desenha polígonos regulares de até 11 lados.
Perguntar ao usuário qual o número de lados que o polígono deverá ter.
Receber a resposta.
Calcular os ângulos internos do polígono.
Traçar as retas referente aos lados do polígono regular em questão.
Incluir condições para quando o número de lados seja menor do que 3 ou maior do que 11.
FIM
Para esta programação específica, iremos precisar de uma extensão chamada “Pen”.
Para ativá-la, basta clicar no ícone “Add extension“.
Seremos redirecionado para a seguinte página:
Basta clicar na extensão que quer adicionar ao bloco de ferramentas, e pronto. Neste caso, a extensão é “Pen”.
Com isto, nossa programação ficara assim:
Simulando no Scratch
Interaja com a simulação abaixo.
Uma vez que a programação for finalizada, você verá:
Dica: Utilize esse projeto para ilustrar polígonos regulares com seus alunos. Caso julgar necessário, amplie a programação para outros polígonos regulares com mais lados, para isso, você deverá ajustar a distância percorrida pelo gato em cada lado. Você também poderá colocar condições para que o gato diga o nome de cada polígono dependendo do número de lados dado pelo usuário.
E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?
Deixe seus comentários, bora compartilhar!
Como referenciar este post: Desenhando Polígonos Regulares com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 10/9/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/desenhando-poligonos-regulares-com-scratch/).
Fala Terra! tudo em ordem?
Achei o projeto simples e rico!
Só fiquei com uma dúvida, na parte em que o ator tem que girar determinado ângulo para seguir desenhando o polígono, você utilizou algumas operações que pra ser sincero não consegui entender, teria alguma razão específica?
E sabendo que a soma dos ângulos externos de um polígono regular é sempre igual a 360°. Funcionaria se invertesse o sentido do giro e utilizasse a fórmula: 360 / n ?
Olá, Eric. Tudo bem, querido?
Primeiramente, agradeço por ter escrito.
Vamos lá….
A Soma dos ângulos internos em polígonos regulares se dá pela seguinte equação: Sn=(n-2)*180
Se dividirmos essa equação pelo número de lados, você encontrará o valor de cada ângulo interno, ou seja, o quanto o ator tem que rotacionar para traçar os lados do polígonos.
O restante é somente uma questão de ajustei para que a rotação aconteça no sentido que escolhi.
Sobre sua sugestão, vou tentar e ver o resultado!
Novamente, agradeço o comentário e a sugestão.
Ahh, legal… eu estava pensando em fazer pelos externos.
Valeu pela explicação e sucesso!
Opa….. se conseguir compartilha ai com a gente! Valeu, Eric, abraços, querido!
Seria mais ou menos isso: https://scratch.mit.edu/projects/448561322
Nossa, Eric, ficou muito mais simples!
A parte mágica da programação é essa, né? Nunca existe um único jeito de se fazer, mas sempre é possível fazer algo de forma mais simples! Valeu por compartilhar! Abração, querido e TMJ!