O que você vai ver neste post:
Objetivo
O objetivo deste post é o de desenvolver um programa em Scratch para desenhar gráficos de funções de 1º grau.
Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.
Programação
A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:
INÍCIO
Apagar desenhos anteriores ao iniciar.
Posicionar o Gato horizontalmente no centro da tela (x = 0 e y = 0);
Manter a direção do gato em 90º com relação ao eixo y.
Interagir com o usuário, dizendo que o programa desenha gráficos de equações do 1º grau e que a forma geral da equação é y = a.x + b.
Perguntar ao usuário qual o valor do coeficiente angular “a”.
Receber e armazenar a resposta em uma variável chamada “a”.
Perguntar ao usuário qual o valor do coeficiente linear “b”.
Receber e armazenar a resposta em uma variável chamada “b”.
Posicionar o gato no eixo y = b.
Traçar a reta referente a equação do 1º grau fornecida pelo usuário, com um incremento em x de 1 unidade.
FIM
Para esta programação específica, iremos precisar de uma extensão chamada “Pen”.
Para ativá-la, basta clicar no ícone “Add extension“.
Seremos redirecionado para a seguinte página:
Basta clicar na extensão que quer adicionar ao bloco de ferramentas, e pronto. Neste caso, a extensão é “Pen”.
Com isto, nossa programação ficara assim:
Simulando no Scratch
Interaja com a simulação abaixo.
Uma vez que a programação for finalizada, você verá:
Dica: Você pode ajustar o deslocamento em x para valores que sejam interessantes para melhor visualização. Que tal propor aos seus alunos que o gato comece seu movimento em outra posição?
E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?
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Como referenciar este post: Desenhando Funções de 1º grau com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 5/10/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/desenhando-equacoes-de-1o-grau-com-scratch/).