O que você vai ver neste post:
Objetivo
O objetivo deste post é o de desenvolver um jogo no estilo corrida sem fim, com um botão de solto do personagem.
O jogo desenvolvido consiste na utilização de um display LCD com gráficos criados para simular uma corrida com obstáculos.
Um placar no próprio display de LCD foi adicionado para ampliar a sensação de jogabilidade competitiva
Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Arduino, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Arduino“.
Montagem do circuito
Para montar o nosso circuito precisaremos de:
- Potenciômetro de 10 kΩ;
- Display LCD de 16 x 2;
- 2 push buttons – Normalmente Aberto (N.A.);
- 1 protoboard;
- 1 placa de prototipagem Arduino Uno R3;
- Jumpers (fios de conexão).
- OPCIONAL – Se quiser fazer o case, uma caixa de plástico para armazenamento de circuitos.
Com o intuito de facilitar a compreensão na hora da montagem, segui um padrão de cores, conforme segue abaixo:
- Vermelho – Tensão de 5 V
- Preto – Fio Terra (GND)
- Cores diversas – Informação
Com isso em mente, o nosso circuito deverá ficar assim:
Vamos alimentar as extremidades do protoboard com 5 V (fios vermelhos) e GND (fios pretos).
Ampliando um a imagem anterior, poderemos ver melhor cada uma das conexões feitas no display LCD.
Agora, com o nosso circuito montado podemos passar para a programação.
Programação
Para essa programação iremos precisar de uma biblioteca, ela permitirá que o Arduino controle o display LCD.
Para baixar a biblioteca LiquidCrystal.h, clique aqui.
O arquivo a ser baixado vem do site do Arduino.cc, deixo como sugestão baixar diretamente desta fonte e não de outra.
A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:
INÍCIO
Criar os desenhos de Obstáculos, meio Obstáculos e Personagem.
Movimentar os obstáculos para a esquerda.
Fazer o personagem pular com o push button conectado na porta 2 do Arduino.
Condições para colisão.
Condições para a contagem dos pontos.
Programar o push button 2 para reset do jogo.
Escrever as mensagens inicial e final do jogo.
FIM
Com isto, nossa programação ficara assim:
Parte 01 de 08
Parte 02 de 08
Parte 03 de 08
Parte 04 de 08
Parte 05 de 08
Parte 06 de 08
Parte 07 de 08
Parte 08 de 08
Observação, ao programar é comum fazermos comentários sobre cada parte do seu programa, isso facilita tanto a sua vida quanto a vida de uma outra pessoa que poderá ler seu código. No caso da IDE do Arduino, tudo o que estiver escrito depois de “//” não será interpretado pelo programa, portanto serve como comentário.
Para baixar a programação do jogo Corrida sem fim com Arduino, clique aqui.
Simulando no TinkerCad
Interaja com a simulação abaixo.
Dica: Peça para seus alunos implementarem o jogo, altere o formato dos obstáculos e crie novos personagens, como um carro, por exemplo.
Desenvolvendo um case para o jogo
Para finalizar bem este projeto, construi um case para acomodar o circuito desenvolvido.
Confecção da caixa que irá conter os componentes eletrônicos – Tampa.
Display LCD e botão encaixados na tampa do case
Case finalizado e jogo em funcionamento
Veja o resultado final:
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Agradecimentos
A apresentação do jogo acima foi uma proposta de trabalho apresentada na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC (SCS).
Esta apresentação foi desenvolvida por:
- Maycon Alves de Almeida: YouTube, GitHub, LinkedIn.
- Rodrigo Rissetto Terra: YouTube, Instagram, LinkedIn.
E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?
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Como referenciar este post: Corrida sem fim com Arduino. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 11/1/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/corrida-sem-fim-com-arduino/).