No momento, você está visualizando Artes com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Artes com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Como referenciar este texto: Artes com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio’. Rodrigo Terra. Publicado em: 21/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/artes-com-ia-6-prompts-para-desenvolver-suas-atividades-de-ensino-medio/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

A arte desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos estudantes do ensino médio, proporcionando-lhes uma válvula de escape para expressão criativa e explorando complexidades emocionais e intelectuais. Este texto é dedicado a professores que buscam inspirar seus alunos de 15 a 18 anos por meio de atividades artísticas inovadoras. Abaixo, apresentamos seis prompts que podem ser adaptados a diferentes abordagens metodológicas, explorando uma variedade de recursos e materiais, e enfatizando a importância do feedback dos alunos.

Exposição Virtual de Arte Contemporânea

“Preciso de uma atividade para a matéria de Artes, voltada para alunos de 15 a 16 anos de idade, que utilize a metodologia de Exposição e Análise Crítica. A ideia é que os alunos criem obras de arte inspiradas em temas contemporâneos e as exibam em uma exposição virtual, onde possam discutir suas obras, processos criativos e receber feedback.”

Oficina de Esculturas Recicladas

“Estou procurando uma atividade de Artes para alunos de 17 a 18 anos, que envolva a metodologia de Sustentabilidade na Arte. Incentivar os alunos a coletar materiais recicláveis e transformá-los em esculturas que transmitam uma mensagem sobre questões ambientais, promovendo a consciência ecológica e a inovação no uso de materiais.”

Projeto de Mural Comunitário

“Necessito de uma atividade para Artes, adequada para estudantes de 15 a 18 anos, que utilize a metodologia de Arte Participativa. Envolver os alunos no planejamento e execução de um mural em uma área da comunidade escolar, incentivando a colaboração e a expressão artística como forma de embelezamento e engajamento comunitário.”

Criação de Portfólios Artísticos Digitais

“Busco uma atividade de Artes para alunos de 16 a 17 anos, focada na metodologia de Documentação Artística. Os estudantes desenvolverão portfólios digitais de seus trabalhos artísticos, refletindo sobre seu crescimento e aprendizado em artes, e compartilhando seus portfólios com a classe para feedback e discussão.”

Animação e Narrativa Visual

“Preciso de uma atividade para a matéria de Artes, voltada para alunos de 15 a 16 anos, que explore a intersecção entre Arte e Tecnologia, utilizando a metodologia de Animação. Desafiar os alunos a criar curtas de animação que narrem uma história ou discutam um tema social, integrando habilidades de desenho, storyboard e uso de softwares de animação.”

Interpretação Artística de Literatura

“Estou à procura de uma atividade de Artes para crianças de 17 a 18 anos, que incorpore a metodologia de Interdisciplinaridade. Selecionar uma obra literária estudada em sala e pedir aos alunos que criem obras de arte visuais que interpretem ou representem temas, personagens ou cenas da literatura, promovendo uma compreensão mais profunda do texto através da expressão artística.”


Esses prompts são apenas pontos de partida para que educadores possam desenvolver atividades de artes envolventes e significativas. Adaptando e expandindo essas ideias às necessidades e interesses dos alunos, os professores podem oferecer experiências educacionais que não apenas aprimoram as habilidades artísticas dos estudantes, mas também enriquecem seu entendimento emocional, cultural e intelectual.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário