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Como referenciar este texto: 6 Prompts Inovadores do ChatGPT para Atividades de Tecnologia e Inovação no Ensino Fundamental II . Rodrigo Terra. Publicado em: 10/07/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/6-prompts-inovadores-do-chatgpt-para-atividades-de-tecnologia-e-inovacao-no-ensino-fundamental-ii .


Conteúdos dessa postagem

A integração de Tecnologia e Inovação no currículo escolar desempenha um papel fundamental na preparação dos alunos para o futuro, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Este texto visa inspirar professores do ensino básico a desenvolver atividades envolventes para alunos do Ensino Fundamental II, com idades entre 11 e 15 anos, utilizando conceitos de tecnologia e inovação. Cada prompt é flexível, permitindo adaptações a diversas metodologias, recursos e materiais, além de enfatizar a importância do feedback dos alunos.

Construção de um Website de Classe

ENTRADA:

“Preciso de uma atividade para a matéria de Tecnologia e Inovação, voltada para alunos de 11 a 12 anos de idade, que utilize a metodologia de Projeto Colaborativo. A ideia é que os alunos trabalhem juntos para criar um website para a classe, onde possam postar trabalhos, projetos de ciências, arte e outras atividades escolares, incentivando habilidades digitais e a expressão criativa.”

Desafio de Programação de Apps

ENTRADA:

“Estou procurando uma atividade de Tecnologia e Inovação para alunos de 13 a 14 anos, que envolva a metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas. Desafiar os alunos a desenvolverem aplicativos simples que resolvam problemas cotidianos ou atendam a necessidades da comunidade escolar, introduzindo conceitos básicos de programação e design de interface.”

Criação de um Canal de Ciências no YouTube

ENTRADA:

“Necessito de uma atividade para Tecnologia e Inovação, adequada para estudantes de 14 a 15 anos, que utilize a metodologia de Mídia Digital. Encorajar os alunos a criarem um canal no YouTube dedicado a experimentos científicos, onde possam demonstrar e explicar diversos conceitos de ciências de forma prática e acessível.”

Projeto de Impressão 3D

ENTRADA:

“Busco uma atividade de Tecnologia e Inovação para alunos de 11 a 15 anos, focada na metodologia de Prototipagem Rápida. Os estudantes utilizarão softwares de modelagem 3D para desenhar e imprimir objetos úteis para a escola, como suportes para livros, caixas organizadoras ou modelos educacionais, promovendo a engenhosidade e a aplicação prática da tecnologia.”

Realidade Aumentada em Estudos Históricos

ENTRADA:

“Preciso de uma atividade para a matéria de Tecnologia e Inovação, voltada para alunos de 12 a 13 anos, que explore a metodologia de Realidade Aumentada. Integrar a realidade aumentada aos estudos históricos, permitindo que os alunos criem apresentações interativas sobre civilizações antigas ou eventos históricos importantes, enriquecendo a experiência de aprendizado com elementos visuais imersivos.”

Torneio de Robótica Escolar

ENTRADA:

“Estou à procura de uma atividade de Tecnologia e Inovação para estudantes de 13 a 15 anos, que incorpore a metodologia de Competição Colaborativa. Organizar um torneio de robótica na escola, onde os alunos possam construir e programar robôs para realizar tarefas específicas ou competir em desafios, estimulando o trabalho em equipe, a criatividade e as habilidades de engenharia.”

Observação Final

Estes prompts são apenas o ponto de partida para que os educadores possam criar atividades estimulantes que fomentem o interesse dos alunos por tecnologia e inovação. Adaptando e expandindo essas ideias às necessidades e interesses dos estudantes, os professores podem oferecer experiências educacionais ricas e variadas, que preparem os alunos para os desafios e oportunidades do futuro.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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