O que você vai ver neste post:
- O que é Ensino Híbrido
- Proposta de plano de aula utilizando o Ensino híbrido: Transformação de energia mecânica
- Desenvolvimento da aula
- Conclusão
Ensino híbrido
O Ensino Híbrido é a forma mais flexível para adaptações dentre as propostas apresentadas. Com o avanço das ferramentas tecnológicas aplicadas ao contexto educacional, você cria cada vez mais possibilidades de junção e de personalização do ensino. Inclusive a relação aluno-professor, também é rapidamente alterada dentro do contexto atual. Você utiliza seus conhecimentos e suas experiências para orientar seus alunos, e não somente expor conteúdos. O surgimento da proposta de ensino híbrido está relacionada com a junção do presencial com o virtual, da mesma maneira que a Sala de aula invertida, porém com maior liberdade de configuração na proposta.
O híbrido remete ao período de transição entre o tradicional e o novo, e é exatamente neste contexto que o ensino híbrido acontece. Unindo aulas presenciais com aulas virtuais, há uma possibilidade de expansão do tempo da aula, bem como de personalização do ensino.
Existem quatro modelos dentro do ensino híbrido:
- Modelo de rotação: Este modelo propõe aos alunos que revezem entre as modalidades de ensino, seguindo um roteiro previamente definido pelo professor ou professora. É importante destacar que para continuar sendo híbrido, pelo menos uma das modalidades de ensino seja virtual. Este modelo é subdividido em:
- Rotação por estações: Os alunos revezam entre modalidades de ensino, dentro do ambiente de uma sala de aula.
- Laboratório rotacional: A rotação dos alunos ocorre entre a sala de aula e um laboratório de aprendizado, por exemplo a sala de informática.
- Sala de aula invertida: A rotação ocorre entre a prática supervisionada presencial pelo professor (ou trabalhos) na escola e a residência ou outra localidade fora da escola para aplicação do conteúdo e lições online
- Rotação individual: difere dos outros modelos de Rotação porque, em essência, cada aluno tem um roteiro individualizado e, não necessariamente, participa de todas as estações ou modalidades disponíveis
- Modelo Flex: O modelo flex é um programa no qual o ensino online é a base do aprendizado dos alunos, ainda que às vezes o modelo proponha aos alunos atividades off-line.
- Modelo a la carte: Os alunos participam de um ou mais cursos inteiramente online, com um professor responsável online e, ao mesmo tempo, continuam a ter experiências educacionais em salas de aula
- Modelo virtual enriquecido: experiência de escola integral na qual, dentro de cada curso (por exemplo, matemática), os alunos dividem seu tempo entre uma unidade escolar física e o aprendizado remoto com acesso a conteúdos e lições
Proposta de plano de aula utilizando o Ensino híbrido: Transformação de energia mecânica
Justificativa: Trabalhar com a metodologia de Ensino Híbrido para 4 grupos de alunos de uma mesma sala. A ideia é que os alunos passem por 4 estações, sendo que em cada uma existem diferentes tarefas para serem desenvolvidas.
Objetivos: Trabalhar o conteúdo de Energia Mecânica e suas possíveis transformações, utilizando diferentes recursos tecnológicos educacionais.
Tempo: 1 aula, porém pode ser adaptado a outros tempos.
Competências gerais trabalhadas
C.G. 02: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
C.G. 05: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
C.G. 07: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
C.G. 09: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Competências específicas e Habilidades trabalhadas
C.E. 01: Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
Desenvolvimento da aula
Vamos assumir que este tópico já tenha sido trabalho com os alunos e que eles conheçam as equações e os conceitos importantes sobre Energia Mecânica.
Separe 4 locais diferentes, como por exemplo, dividir sua sala de aula em 4 áreas, sendo que cada uma das áreas deverá conter apenas UMA das modalidades abaixo.
- Modalidade 01: Vídeo aulas selecionadas e colocadas em uma playlist. Você deve selecionar dois vídeos para que os alunos os assistam.
Sugestões:
- MUV | definição | classificação do movimento uniformemente variado | aula 011: https://www.youtube.com/watch?v=D9hLrYr1BlA
- Cinemática: Classificação do movimento (M.R.U) Física Básica: https://www.youtube.com/watch?v=_VP8gdZ4NKk
- Movimento acelerado e retardado – pisa fundo: https://www.youtube.com/watch?v=o4cXuuwMNDo
- Modalidade 02: Instrução por pares – Perguntas orientadoras devem ser feitas aos alunos. Os alunos devem trocar conhecimentos adquiridos até então para resolver as situações.
Pense em uma ou duas situações práticas em que as transformações de energia ocorrem e peça para que seus alunos descrevam o processo todo.
Aqui vão algumas sugestões:
– Descreva as transformações de energia envolvidas no processo de “geração” da energia elétrica. Para auxiliar, pesquise algumas fontes de energia largamente utilizadas em nosso país.
– Descreva as transformações de energia envolvidas no processo de “geração” de energia elétrica à partir de fontes de energia alternativas.
- Modalidade 03: Exercícios de fixação: Uma lista com dois exercícios de aplicação deve ser desenvolvida e entregue aos alunos desta modalidade.
Selecione exercícios de fixação para o uso das equações trabalhadas em outras aulas.
- Modalidade 04: Jogo por App (Opcional): Os alunos podem baixar e jogar um aplicativo de construção de montanhas russas, com o objetivo de aplicar os principais conceitos estudados na transformação da energia mecânica.
Pesquise aplicativos de construção e simulação de montanhas russas.
Uma sugestão é utilizar o simulador de Energia do Parque de Skate, do “Phet Colorado“, clicando em: https://phet.colorado.edu/pt/simulation/legacy/energy-skate-park
Avaliação
É possível avaliar os alunos por diversos aspectos, como:
- Completar a rotação de forma satisfatória;
- Apresentar um resumo, elencando as dificuldades em cada modalidade;
- Segundo as respostas fornecidas nas modalidades 02 e 03.
- Uma atividade aplicada após a dinâmica avaliando conceitos e habilidade desenvolvidas em cada uma das modalidades;
- entre outras.
Conclusão
O ensino híbrido, como colocado anteriormente é o mais flexível em termos de adaptações que se enquadram em seu contexto de trabalho. O fato de ser tão flexível o torna uma excelente opção para inovar nas dinâmicas das aulas. Além disso, conhecer algumas modalidades pode lhe proporcionar mais ideias e possibilidades de aplicações em formato individual, ou seja, não necessariamente combinados.
E ai, como você aplicaria essa metodologia dentro do seu contexto escolar?
Deixe seus comentários aqui abaixo, vamos conversar!
Como referenciar este post: 4 Modelos de Ensino Híbrido + Exemplo: Movimentos. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 24/3/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/4-modelos-de-ensino-hibrido-exemplo-movimentos/).