O que você vai ver neste post:
- CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil SP, BH, Rio e Brasília
- Inhotim
- MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
- MAM Rio – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
- MASP – Museu de Arte de São Paulo
- MCB – Museu da Casa Brasileira
- Museu Afro Brasil
- Museu Casa de Portinari
- Museu da Imigração do Estado de São Paulo
- Museu da Pessoa
- Museu de Zoologia da USP
- Museu do Amanhã
- Museu do Café
- Museu do Futebol
- Museu Histórico Nacional
- Museu Imperial
- Museu Nacional
- Museu Nacional de Belas Artes
- Museu Oscar Niemeyer
- Pinacoteca de SP
- Centro Cultural Banco do Brasil – SP, BH, Rio e Brasília.
O CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil – é uma rede de espaços culturais geridas e mantidas pelo Banco do Brasil, elas estão presentes em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
Para visitar o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, clique aqui.
Para visitar o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, clique aqui.
Para visitar o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, clique aqui.
Para visitar o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, clique aqui.
- Inhotim
O nome Inhotim deriva do nome do antigo proprietário das terras da região, chamado Timothy, apelidado de Tim. Quando se referiam ao proprietário era usado “senhor Tim”, ou simplesmente “nhô Tim”.
O Inhotim é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto da América Latina. São aproximadamente 100 hectares com mata nativa, jardins, lagos, animais e as edificações do instituto.
Para visitar o Inhotim, clique aqui.
- MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Localizado no parque do Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Fomenta a difusão da arte moderna no país.
Para visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, clique aqui.
- MAM Rio – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Criando em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma importante referência no setor cultural do país como centro de difusão cultural, com mais de 15 mil obras em seu acervo.
Para visitar o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, clique aqui.
- MASP – Museu de Arte de São Paulo
O Museu de Arte de São Paulo é um museu provado sem fins lucrativos. Seu projeto arquitetônico e expográfico foi desenvolvido por Lina Bo Bardi. A Nova missão do museu é: “O MASP, museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.”
Para visitar o MASP, clique aqui.
- MCB – Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Ao longo de mais de cinco décadas de existência, tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado em 1986 com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.
Para visitar o MCB – Museu da Casa Brasileira, clique aqui.
- Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
Para visitar o Museu Afro Brasil, clique aqui.
- Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowki, o Museu Casa de Portinari, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. Vale dizer que ali foi onde aconteceram suas experiências com pinturas de murais e aprofundamento de sua técnica.
Para visitar o Museu Casa de Portinari, clique aqui.
- Museu da Imigração do Estado de São Paulo
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.
Para visitar o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, clique aqui.
- Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida.
Para visitar o Museu da Pessoa, clique aqui.
- Museu de Zoologia da USP
O Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Esse acervo foi então organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica e, incorporado a outros, fez parte do Museu Paulista que ocupou o prédio-monumento inaugurado em 1895 no Bairro do Ipiranga, no município de São Paulo, estado de São Paulo. o Museu de Zoologia é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global, tendo sido a primeira instituição brasileira a ser reconhecida como fiel depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Ministério do Meio Ambiente). Com mais de 10 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos. Esse patrimônio é fonte de dados importantes em biologia evolutiva, paleontologia, ecologia, e biologia molecular. Por sua vez, essa informação é utilizada em estudos de monitoramento ambiental, mudanças climáticas e bioprospecção, temas de grande relevância no momento atual.
Para visitar o Museu de Zoologia da USP, clique aqui.
- Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que estão por vir. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana.
Para visitar o Museu do Amanhã, Museu do Café
Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, foi criado em 1998 com o objetivo de pesquisar, preservar e difundir a histórica relação entre o café e o Brasil. Entre objetos e documentos que formam seu acervo, é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão intimamente ligados. Uma relação que começou em meados do século XVIII e que se mantém forte até hoje. Para visitar o Museu do Café, Museu do Futebol
Mais do que sobre esporte, o Museu do Futebol é, antes de tudo, um museu sobre a história do povo brasileiro. Um museu cercado pelos mistérios da euforia que todos temos pela bola, pelo drible e pelo gol. Um mistério que unifica e separa as grandes paixões coletivas, onde as alegrias são sempre maiores que as tristezas. Para visitar o Museu do Futebol, clique aqui. O Museu Histórico Nacional mantém, em 9.000m² de área aberta ao público, galerias de exposições de longa duração e temporárias, além da Biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, do Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias, entre as quais exemplares de Juan Gutierrez, Augusto Malta e Marc Ferrez. Mantém, ainda, programas voltados para estudantes, professores, terceira idade e comunidades carentes. As áreas de Reserva Técnica, Laboratório de Conservação e Restauração e Numismática (coleção de moedas e outros valores impressos) podem ser consultadas, mediante agendamento prévio. Pitorescos pátios internos e uma simpática cafeteria oferecem opções agradáveis para um momento de repouso. Para visitar o Museu Histórico Nacional, clique aqui. O Museu Imperial foi inaugurado em 16 de março de 1943 com significativo acervo de peças relativas ao período imperial brasileiro. Ao longo das últimas sete décadas, acumulou expressivos conjuntos documentais, bibliográficos e de objetos graças a generosas doações de centenas de cidadãos totalizando um acervo de quase 300 mil itens. No circuito de exposição permanente é possível conferir 10% do acervo museológico distribuído ao longo das salas de exposição com tema de história nacional e ambientes que recuperam o cotidiano da família imperial em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Para visitar o Museu Imperial, clique aqui. O Museu Nacional é a instituição de história natural mais antiga do Brasil fundada em junho de 1818 pelo rei D. João VI de Portugal, Brasil, e Algarve. Originalmente era chamado de Museu Real pois quando a família real migrou para o Brasil, todo seu império foi transferido, tornando Portugal e Algarve parte do Reinado do Brasil. Logo depois, o museu foi usado para estimular a pesquisa científica no reinado. Ao fim do século XIX, o Museu Nacional começou a investir nas áreas de antropologia, paleontologia, e arqueologia, refletindo as preferências pessoais de Sua Majestade, o Imperador D. Pedro II (1825-1891). O Imperador era um ávido cientista amador e um apoiador entusiasmado de todas as vertentes científicas, tendo ele próprio contribuído com diversas coleções inclusive doando artefatos do egito antigo que ele adquiriu durante diversas de suas viagens ao exterior. Como um resultado deste esforço, o Museu Nacional foi modernizado e se tornou o mais importante museu de história natural e de ciências sociais da América do Sul. Para visitar o Museu Nacional, clique aqui. Criado oficialmente em 1937 pelo decreto do presidente Getúlio Vargas, ocupa uma área de 18.000 m2 e é o mais importante museu de arte do país. Reúne um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros, constituindo-se num centro irradiador de conhecimento e divulgação da arte brasileira. A bicentenária Coleção do Museu Nacional de Belas Artes se originou de três conjuntos de obras distintos: as pinturas trazidas por Joaquim Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro, em 1816; os trabalhos pertencentes ou aqui produzidos pelos membros da Missão, entre os quais se destacam Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Batiste Debret, Grandjean de Montigny, Charles Pradier e os irmãos Ferrez; e as peças da Coleção D. João VI, deixadas por este no Brasil, ao retornar a Portugal, em 1821. Para visitar o Museu Nacional de Belas Artes, clique aqui. O Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba (PR), abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina, com um espaço de cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições. Para visitar o Museu Oscar Niemeyer, clique aqui. A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil.[3] Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo. A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Destacam-se também a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do modernismo brasileiro e, mais recentemente, a Coleção Roger Wright, recebida em comodato no mês de janeiro de 2015. O que você achou desta seleção? Faltou algum museu? Deixe suas sugestões! Como referenciar este post: 20 Museus Brasileiros com Acervos Digitais ou Tour Virtuais. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 10/5/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/20-museus-brasileiros-com-acervos-digitais-ou-tour-virtuais/).
O Museu do Cerrado é um museu virtual com o objetivo de divulgar os conhecimentos científicos, os saberes e os fazeres dos povos indígenas e as comunidades tradicionais acerca da sociobiodiversidade do Sistema Biogeográfico do Cerrado, convido-lhes visitá-lo, estamos sempre de “portas” abertas:
http://www.museucerrado.com.br
Boa tarde, Rosângela. Espero que se encontre bem!
Fiquei muito feliz com seu comentário e peço desculpas por não ter colocado o Museu do Cerrado na seleção.
Vou te mandar um email para conversarmos melhor, tá?
Abraço.