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Analisando testes de hipóteses com Python: Renda no Rio de Janeiro e São Paulo

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  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
  • Categoria do post:Dados

Como referenciar este texto: Analisando testes de hipóteses com Python: Renda no Rio de Janeiro e São Paulo’. Rodrigo Terra. Publicado em: 26/12/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/dados/analisando-testes-de-hipoteses-com-python-renda-no-rio-de-janeiro-e-sao-paulo/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Testes de hipóteses são ferramentas estatísticas fundamentais para tomar decisões baseadas em dados. Este projeto demonstrou a aplicação prática de testes utilizando Python, analisando a diferença de renda entre dois estados brasileiros: Rio de Janeiro e São Paulo.

Processo de Desenvolvimento

O notebook foi desenvolvido com uma abordagem didática e estruturada em etapas claras:

  • Formulação das Hipóteses:
    • Hipótese Nula (H0): A renda média no Rio de Janeiro é igual à renda média em São Paulo.
    • Hipótese Alternativa (H1): A renda média no Rio de Janeiro é menor que a de São Paulo.

 

  • Preparação dos Dados:
    • Dados foram organizados em estruturas compatíveis com bibliotecas estatísticas para facilitar a análise.

 

  • Definição de Parâmetros:
    • Nível de significância (α): 0,05, equivalente a 95% de confiança.

 

  • Cálculo Estatístico:
    • Estatística : -2,255.
    • Valor-p: 0,012.

 

  • Decisão Estatística:
    • Comparando o p-value com o nível de significância, p ≤ α a hipótese nula foi rejeitada.

 

  • Conclusão:
    • A análise revelou que, com 95% de confiança, a renda média no estado do Rio de Janeiro é MENOR que a de São Paulo.

Ferramentas Utilizadas

  • Linguagem Python: Ideal para análises estatísticas.
  • Bibliotecas:
    • statsmodels para cálculos estatísticos.
    • pandas para manipulação de dados.

Para ver e/ou baixar o conteúdo deste projeto, basta clicar aqui.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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